Vitor Gaspar faz cortes na despesa em cinco áreas

DR

O ministro das Finanças, Vitor Gaspar prepara-se para apresentar à Troika uma série de medidas para acelerar as reformas estruturais e cortar mais na despesa do Estado. De acordo com a última edição do semanário Sol, está em cima da mesa a “Agenda de Transformação Estrutural” (ATE), que implica reduzir a despesa pública na Segurança Social, Educação, Saúde, Defesa e Forças de Segurança.

Estas medidas entram no Orçamento de Estado do próximo ano, apontando para a extinção de serviços e o emagrecimento do número de funcionários através de rescisões amigáveis. De acordo com o Sol, o Ministério das Finanças prevê “uma forte redução da despesa pública” para os próximos dois anos.

Este documento será discutido com a troika nesta quinta visita de avaliação, tendo em vista nova ajuda externa. De acordo com o semanário, “na Saúde e na Educação, a contenção da despesa do Estado efetuar-se-á, sobretudo, pela eliminação de vários serviços e pela redução de subvenções sociais. Na Defesa, Segurança e também na Educação, a ATE prevê cortes significativos nos contingentes de pessoal”.

Vitor Gaspar irá chegar a um entendimento com a troika acerca do documento e de seguida leva-lo-á a Conselho de Ministros, em novembro, para aprovação do mesmo. Depois até 15 de outubro, será apresentado o Orçamento de Estado para o próximo ano, onde deverão constar algumas das medidas inscritas no ATE.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments