Verão a Norte foi “excecional”

O Porto e Norte de Portugal chega ao final de agosto com cerca de cinco milhões de dormidas (4,652 milhões), mais 528,5 mil do que em 2015. A manter-se a tendência, o destino chegará ao final do ano com 6,6 milhões de dormidas, num resultado que o Presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) entende como “excecional”. Os dados revelados agora pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam ainda “outras notas positivas”: em agosto o Porto e Norte foi o destino com maior crescimento continental na taxa de ocupação (64%) passando de 1,4 para 2,1; o território teve a maior subida nacional nos proveitos por aposento (18,5%). Agosto também trouxe mais espanhóis ao Porto e Norte: continua a ser o principal mercado emissor e teve este mês crescimento de cerca de 10%.

“Tivemos o melhor verão de sempre. Somos um destino de férias! Estes números são o espelho de uma estratégia que assumimos diferenciadora, inclusiva e assertiva envolvendo o sector público e privado da Região”, adianta Melchior Moreira.

Dados de Setembro

Porto Welcome Center mantem média de atendimentos diários de 500 turistas

No Porto Welcome Center (PWC) foram atendidos de forma presencial 2500 turistas sendo os franceses (458) os que representam o maior número de visitantes, seguidos dos espanhóis (408) e dos alemães (236) em termos europeus.

Em termos de turistas fora da Europa, destaca-se um grande número de turistas dos Estados Unidos (144), seguido do Brasil (111) e Canadá (52).

O PWC contabilizou um número total de entradas de 13 mil. Dessas, excetuando o dia da inauguração, a 27 de setembro, que registou 4037 entradas, registou-se, em 14 dias, um total de 8787 entradas na Loja. Da análise do período de estada na região há a salientar um elevado número de turistas que passam mais de 4 dias na região. Os produtos mais procurados pelos turistas são City Short Breaks e Touring Cultural assim como um grande número de pedido de eventos.

Loja do Aeroporto atendeu cerca de 26 mil turistas, mais 8% que em 2015, no mesmo mês 

Verifica-se um aumento significativo de 8% entre os meses de setembro de 2015 e 2016 no total de visitantes (de 24218 vs 26192). No topo das nacionalidades que procuram o Porto e Norte a França (com aumento de 22% em relação ao ano anterior), Espanha e Alemanha, que ultrapassa o mercado britânico, agora em 4º lugar com (-11% do que o ano passado).

Prossegue o aumento registado nos meses anteriores de turistas nacionais provenientes de Lisboa, Faro e Ilhas, em city short break (+13%).

Aumento significativo de turistas provenientes do Leste Europeu, com a introdução de mais uma rota da WizzAir, desta vez entre o Porto e Budapeste, a partir do dia 2 de setembro.

 

Observa-se uma variação positiva de 8% no total dos produtos estratégicos com destaque para o Turismo de Negócios/MICE com mais 22% do que no ano anterior (Congressos, Feiras e Incentivos diversos, usuais nesta altura do ano), seguido dos produtos Eventos com 11% (Eventos desportivos na sua maioria, com especial destaque para o jogo FCP vs Copenhaga e a Meia Maratona do Porto). Maior procura de programas de degustação de vinhos e visita a Quintas de produção de Vinhos do Porto e outros, daí o aumento em 10% do produto Gastronomia e Vinhos, acompanhado na mesma percentagem pelo Touring Cultural ao qual este tipo de programa geralmente se associa.

Verifica-se um acréscimo de 6% relativamente ao mês homólogo.

Estada entre os 2 e 3 dias são os períodos com maior procura, registando-se no entanto um aumento relativamente ao ano anterior nas estadas mais prolongadas.

A Hotelaria Tradicional mantem-se no topo, embora seguida de perto pelo Alojamento Local (Hostels, Guest Houses, Apartamentos) com tendência a crescer relativamente ao período homólogo (+ 8%).

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments