O acesso de visitantes aos postos de turismo de Matosinhos registou um crescimento de 53,28% por cento no ano de 2016, correspondendo a um total de 16.577 atendimentos. No ano de 2015, os dois postos de turismo do concelho, localizados junto às praias de Matosinhos e de Leça da Palmeira, tinham recebido 10.815 pessoas.

Entre as principais causas do aumento do turismo em Matosinhos parecem estar as visitas relacionadas com os Caminhos de Santiago, que registaram um aumento de 124 por cento entre 2015 e 2016 (de 2.424 para 5.443 peregrinos), mas também os fatores de atratividade que têm constituído as principais apostas da promoção turística da Câmara Municipal de Matosinhos: a gastronomia/restauração, o surf, a arquitetura, o design e os grandes eventos culturais, como a EDP Beach Party.

O número de utentes dos postos de turismo que indicaram como principal motivo da visita a restauração do concelho aumentou de 711 visitantes em 2015 para 1.120 em 2016, o que corresponde a um crescimento de 57,5 por cento. O setor, recorde-se, foi objeto, em 2015, do lançamento da campanha “Matosinhos, World’s Best Fish”, cuja apresentação coincidiu com o regresso do Rally de Portugal ao Norte do país e a Matosinhos.

Também o número de utentes dos postos de turismo cujo principal motivo da vinda a Matosinhos foi o surf ou outros desportos aquáticos conheceu um forte incremento em 2016, de 68,8%, enquanto o turismo relacionado com a arquitetura, embora mais numeroso (583 visitantes), registou um aumento de 3,52%.

Outros dos fatores decisivos para o crescimento registado está relacionado com o Terminal de Cruzeiros de Leixões, uma infraestrutura cuja capacidade de atração turística tem merecido especial atenção por parte da Câmara Municipal de Matosinhos. Os passageiros contam regularmente, à chegada, com a presença dos técnicos do Turismo de Matosinhos, que prestam informações sobre o concelho e promovem os principais produtos turísticos.

O incremento do número de passageiros no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e a aposta no acolhimento de grandes eventos, como o Rally de Portugal ou o ComicCon Portugal, têm também contribuído para o crescimento do turismo em Matosinhos. Acompanhando esta tendência, tem-se verificado o aumento da oferta de alojamento turístico no município, com a abertura recente de novas unidades de alojamento, com especial incidência no alojamento local, com registo de mais de 50 novas acomodações nos últimos 2 anos. Existe igualmente um projeto já iniciado, e com conclusão prevista para 2017, de uma nova unidade hoteleira em pleno centro de Matosinhos, que contará com 57 quartos e 3 salas de conferência/eventos.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments