Armando Teixeira prepara-se para enfrentar os 105 quilómetros e 6500 metros de desnível positivo do Ultra Trail Atlas Toubkal. Os trilhos desta prova foram desenhados pelo Parque Nacional de Toubkal a 70 km a sul de Marraquexe, em Marrocos. O atleta da Salomon Suunto Portugal terá vários desafios pela frente, como a altitude, pois a maior parte da prova passa-se acima dos 3000 metros e o pico mais alto (Tizi Tichki) passa acima dos 3600 metros. Outras dificuldades serão o terreno rochoso, que exige boas habilidades técnicas, e as condições climáticas, já que expõe os atletas a variações de temperatura que vão dos zero aos trinta graus. O percurso atravessa várias aldeias pitorescas num sobe e desce que exige um grande esforço físico e mental.

A partida será dada no sábado às 6h da manhã (hora local) em Oukaïmeden a 2600 metros de altitude e os atletas terão 13 horas para completar o percurso. O record é de 12h49m e pertence ao francês Arnaud Lejeune.

É a primeira vez que Armando corre no norte de África e está preparado para viver uma experiência bem diferente do que está habituado. Espera divertir-se embora esteja consciente de que terá de ultrapassar muitos obstáculos. “Não fiz uma preparação especial para esta prova, o calor poderá ser um dos fatores a ter em consideração, mas a altitude será o principal obstáculo. Outro aspeto relevante é a distância entre os primeiros abastecimentos, sendo que o primeiro será perto dos 40km e o segundo aos 77Km, por isso a obrigatoriedade de transportar desde o inicio 3000Kcal e 2 litros de reserva de água, esta gestão também acresce na dificuldade.” Acrescenta Armando.

Além do atleta da Salomon Suunto Portugal estarão mais 26 portugueses.

Miguel Reis e Silva foi convocado para participar no Campeonato da Europa de Skyrunning, uma vez que foi o melhor português em prova no ano passado. Este ano o atleta da Salomon Suunto, não leva grandes expectativas na bagagem, uma vez que a medicina tem ocupado todo o seu tempo, deixando os treinos para segundo plano. A prova que vai apurar o Campeão da Europa de Skyrunning parte este sábado de Zeanury, no País Basco, tem 31 km e 2400 metros de desnível num percurso que levará os atletas pelo Parque Natural de Gorbeia.

Além de Miguel Reis e Silva a Seleção Nacional é composta por mais 5 elementos.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments