Toda a história das Legislativas do circulo do Porto

boletim_voto

Os resultados eleitorais no distrito do Porto são um pouco o espelho dos números a nível nacional.

Em primeiro lugar porque o vencedor foi a coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP), com 39,59% dos votos, o que corresponde a 17 deputados eleitos. Em segundo lugar ficou o PS, com 32,72%, correspondendo a 14 deputados eleitos. O terceiro partido mais votado, acompanhando a tendência nacional, foi o Bloco de Esquerda, com 11,14%, o que lhe confere cinco deputados. A CDU foi o quarto partido mais votado, com 6,83%, elegendo assim 3 deputados.

Fazendo uma comparação com as eleições de 2011, a Coligação Portugal à Frente conseguiu menos deputados que há quatro anos, quando correram às eleições separados (conquistaram 21 lugares). O PS manteve os mesmos deputados (14 no total). O grande vencedor foi mesmo o Bloco de Esquerda. Se em 2011 elegeu dois deputados, com um total de 50.985 votos, este domingo passa a terceira força política no distrito do Porto, elege cinco deputados e mais que duplica o número de votos, para 106.954. A CDU manteve o quarto lugar como força política mas perdeu um lugar de deputado, ou seja, de três para dois.

Sublinhar que o PAN, partido que não pertence às grandes forças políticas, foi o mais votado mas não conseguiu eleger qualquer deputado.

A abstenção foi de 39,70 por cento, mais três por cento que em 2011.

Fique a conhecer os deputados eleitos pelo círculo do Porto:

Portugal à Frente (PPD-PSD.CDS-PP)

José Pedro Aguiar-Branco, Marco António Costa, Emília Santos, Pedro Mota Soares, Virgílio Macedo, Maria Germana Rocha, Carlos Costa Neves, Miguel Santos, Cecília Meireles, Simão Ribeiro, Firmino Pereira, Andreia Neto, Miguel Morgado, Álvaro Castelo Branco, Carla Barros, Paulo Rios de Oliveira, Luís Vales.

PS
Alexandre Quintanilha, José Luís Carneiro, Isabel Santos, Alberto Martins, Renato Sampaio, Luísa Salgueiro, João Torres, João Paulo Correia, Ana Paula Vitorino, Gabriela Canavilhas, Ricardo Bexiga, Isabel Oneto, Tiago Barbosa Ribeiro, Pedro Bacelar de Vasconcelos.

Bloco de Esquerda
Catarina Martins, José Soeiro, Luís Monteiro, Domicilia Costa, Jorge Campos.

CDU

Jorge Machado, Diana Ferreira, Ana Virgínia Pereira.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments