Teste à Action Cam HDR-AS30 da Sony

Sony-HDR-AS30V-POV-Camcorder-5-1024x768

Chegou à equipa do Global News a Action Cam HDR-AS30 da Sony para testar. Antes do teste ligamos a câmara ao portátil para carregar a bateria, o que demorou algumas horas. Foi necessário apenas abrir a tampa que se encontra na base da câmara e ligá-la por cabo USB, que vem já incluído na embalagem. Enquanto a máquina esteve em carregamento teve uma luz laranja a avisar disso mesmo. Útil para nos avisar quando estiver com carga cheia. Antes de começarmos a gravar, colocamos um cartão de memória Micro SD.

Este primeiro teste foi feito durante uma corrida em treino pela cidade do Porto. E como não nos chegou o acessório para a cabeça, aproveitamos o Estojo à prova de água SPK-AS1, para não molharmos a máquina com as mãos, quando começamos a suar.

Sony-HDR-AS30V-Action-Camera
A gravação foi feita a espaços, visto que tinha de levantar o braço para filmar. Optamos pela filmagem durante o treino e por fotos durante o briefing.

A Action Cam HDR-AS30 tem uma lente Zeiss Tessar, o que permitiu tirar imagens de boa qualidade apesar de ter sido à noite. E aqui podemos afirmar que o menu da câmara é bastante intuitivo, bastando utilizar os botões laterais de “prev” e “next” para escolhermos a opção de filmar ou fotos, assim como outros menus, como as definições da prória câmara. Escolhemos uma gravação em resolução normal (640×480), apesar de termos mais cinco tipos de gravação. Outra boa característica desta câmara é a opção SteadyShot. Esta opção para filmar/fotografar permite ativar a redução da vibração da câmara. E não é que resulta!!

Esta câmara tem como um dos acessórios um Telecomando com ligação wi-fi para podermos ver o que estamos a filmar. Mas como esse acessório não chegou às mãos, utilizamos outra forma de ver o que filmamos antes da corrida. Como o nosso smartphone não tem o sistema NFC (tecnologia de comunicação sem fios entre o telemovel e a câmara), instalamos a aplicação “PlayMemories Mobile”, pelo Google Play. Este aplicativo é gratuito e muito fácil de trabalhar. Basta que a câmara esteja ligada, abrimos o programa e começamos a ver pelo smartphone o que a câmara está a filmar. Fantástico!!

Durante toda a corrida, fomos filmando e tirando algumas fotos. Bastava alternar o modo de captação, com os botões laterais e carregar no botão “rec”. Fácil e prático. A opção de desligar automaticamente estava disponível para poupar bateria, apesar de ter gasto muito pouca em pouco mais de uma hora de utilização.

Chegada a hora de editar video e fotos, instalamos o programa “PalyMemories Home”, ligamos a câmara ao portátil, pelo cabo USB e rápidamente o programa instalado deu-nos acesso às filmagens e videos captados. O programa de edição é simples mas suficiente para prepararmos o nosso trabalho para o publicar.

Uma palavra para o manual de instruções, com 73 páginas, em português e que explica bem como trabalhar com a Action Cam.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments