Taste It: Festival Internacional do Chocolate – Óbidos

No Festival do Chocolate
No Festival do Chocolate

De miúdos a graúdos, os sentidos resplandecem de cada vez que se profere a palavra chocolate. Este é apreciado por milhões em todo o mundo e em Portugal, destaca-se na medieval e encantadora vila de Óbidos.

Óbidos recebe o Festival Internacional do Chocolate, desde 2002 e, é admirável aos olhos o modo como toda a vila reproduz a magia do chocolate. O que reflete uma homenagem sem igual a este alimento, considerado pelos mais gulosos como uma dádiva dos deuses.

O programa do festival, que decorreu de 16 de abril a 3 de maio, estava recheado de imensas atividades, desde workshops, showcookings, cursos de chocolateria realizados por conceituados chefs e instituições, como por exemplo, o chef Chakall, a academia profissional de cake design ou os chefs representantes das diversas escolas de hotelaria e turismo.

Esculturas de chocolate no museu Abílio
Esculturas de chocolate no museu Abílio

No museu Abílio era possível visitar-se um dos atrativos major, as esculturas de chocolate. Estas esculturas coordenadas pelo chef Vitor Mendes eram inspiradas no Amor, tema que caracterizou a 13ª edição. Efetivamente, é inefável a minúcia, o trabalho e a dedicação que cada escultura exigiu. Eram todas soberbas. Por isso, os visitantes tinham enorme dificuldade em escolher a sua preferida. Daí, junto à urna de voto, segredava-se bastante e as dúvidas eram mais do que muitas. Por um lado, a encantadora história de amor de Pedro e Inês, a qual contou ainda com o teatro Inês de Portugal. Por outro lado, os corações, a dama de copas ou até o mobiliário em chocolate como elementos absolutamente admiráveis e únicos.

Decorreu ainda uma passagem de modelos alusiva ao amor de Pedro e Inês, com peças feitas de chocolate. Os mais novos puderam usufruir de uma casa de chocolate. O amor, neste espaço, contou com o amor à mãe porque no fim de semana do dia da mãe, a casa realizou atividades doces e cintilantes para os pequenotes surpreenderem as suas mamãs.

No âmbito do evento, era possível realizarem-se visitas às ginjeiras em flor. De facto, a ginja é um dos expoentes máximos da vila e, como tal, realizar uma visita guiada às ginjeiras é uma experiência ímpar e memorável. O percurso começava e terminava nas instalações da Frutóbidos, um dos produtores e engarrafadores de ginja do concelho de Óbidos.

Grande variedade de produtos de chocolate
Grande variedade de produtos de chocolate

Nas pracetas e restaurantes, as experiências sensoriais de chocolates e a animação musical foram uma constante. Quanto à ementa, esta era ousada com pratos improváveis como, por exemplo, mousse de salmão com duo de chocolate, costeletas de borrego com molho de chocolate, hortelã e pimenta ou medalhões de vitela com molho de chocolate e pasta de malagueta. As sobremesas, uma tentação de sabor: charlottes, pudins, pão de ló recheado com chocolate, bolas de berlim com recheio duo (creme e chocolate), bombocas, mousses… Para finalizar o repasto, não podia faltar um café em copo de baunilha com chocolate e um licor de chocolate ou ginja de Óbidos servida em copo de chocolate.

Passeio por entre as muralhas
Passeio por entre as muralhas

Depois de uma refeição chocolatada, é o momento ideal para descontrair com massagens e tratamentos de beleza à base de chocolate ou desfrutar de um passeio por entre as muralhas e aproveitar a vista bucólica. A finalizar o dia, nada melhor do que um jantar vínico.

Como nutricionista, considero que o Festival Internacional do Chocolate é composto por excessos de chocolate, arte e amor. Destes três, apenas o abuso do chocolate é que pode ser um problema para a linha, o qual precisa de ser compensado com exercício físico e alimentação saudável, nos dias subsequentes ao consumo. A arte e o amor podem e devem ser consumidos diariamente, em doses excedentes.

Assim sendo, recomenda-se vivamente a todos os curiosos e laricas por chocolate uma visita a este evento cultural que muito dignifica Óbidos como todo o país.

Inspire-se em: https://instagram.com/tastiit/

Teresa Carvalho
Teresa Carvalho

 

 

 

 

Teresa Carvalho – Nutricionista
cédula profissional: 2339N

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments