Taste It: Amêndoas Artesanais Saudáveis

amêndoas artesanais saudáveis

Após a época do bolo-rei e das filhós, eis que chega a Páscoa! Esta traz consigo o amarelo e fofo pão de ló, as viciantes amêndoas e as surpresas dos ovos de chocolate como acompanhantes do tradicional cabrito. Por tudo isso é uma época caracterizada por excessos à volta da mesa.

Assim sendo, proponho que faça desta Páscoa, uma Páscoa diferente! Marcada igualmente pelos sabores dos pratos e doces tradicionais, contudo ligeiramente alterados, de forma a tornarem-se repletos em nutrientes.

Deste modo, deixe de lado os enchidos/manteiga com o pãozinho e opte por palitos de cenoura/pimento/pepino com paté de grão de bico, ervilha ou manteiga de amendoim como entrada. De seguida, aconhegue o estômago com uma sopa de legumes rica em água, vitaminas e fibras. Para prato principal, o cabrito/borrego/vitela/porco/coelho costumam ser as opções habituais. De entre estas, apenas o coelho é uma carne branca e, portanto, corresponde à melhor escolha em termos nutricionais. Como as restantes carnes possuem maior teor de gordura, não necessitam de gordura adicional (p.e. óleo, banha, azeite) para a sua preparação culinária. Não se esqueça de temperar a carne com uma marinada à base de limão, alho, louro e pimenta para que esta fique mais macia e sobressaiam os sabores. O acompanhamento poderá ser um arroz de ervilhas com uma salada fresca de alfaces e rúcula. Para finalizar a refeição, escolha frutas que facilitam o processo digestivo, tais como o ananás, o kiwi ou a laranja. Acompanhe a refeição com infusões, chás frios, limonada ou um copo pequeno de vinho.

Na hora de escolher o doce, surpreenda os seus convidados com um pão de ló ou pudim confecionados por si. Efetivamente, ao preparar os doces em casa consegue controlar a quantidade de gordura e açúcar adicionados, além de divertir as crianças ao envolvê-las no processo. Prefira amêndoas pouco adulteradas face ao seu estado natural e eleja ovos de chocolate mais ricos em cacau, de forma a usufruir de alguns benefícios destes alimentos.

Deixo-lhe mais algumas dicas para a realização das preparações culinárias e uma receita de amêndoas artesanais e saudáveis para viver esta época festiva em linha com a sua saúde.

Amêndoas Artesanais Saudáveis

(sem açúcar, glúten, lactose)

Ingredientes:

  • 60 g amêndoas com pele

  • 50 g sultanas

  • 30 mL sumo de laranja

  • 30 g chia

  • 2 g canela (opcional)

  • coco q.b. (opcional)

Procedimento:

  1. Lavar as amêndoas.

  2. Num recipiente colocar as sementes de chia e o sumo de laranja. Mexer e reservar.

  3. Triturar as amêndoas num processador de alimentos.

  4. Acrescentar as sultanas e triturar.

  5. Adicionar a mistura das sementes com o sumo de laranja e a canela.

  6. Triturar tudo até obter uma massa homogénea.

  7. Com duas colheres de sobremesa, dar forma às amêndoas.

  8. Polvilhar as amêndoas com coco.

  9. Levar ao frio até solidificarem.

Sugestão: Pode optar por derreter chocolate preto 70% cacau e cobrir estas amêndoas ou as amêndoas naturais com este topping.

Inspire-se em: https://instagram.com/tastiit/

Teresa Carvalho
Teresa Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Teresa Carvalho – Nutricionista
cédula profissional: 2339N

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