Taste It: “A defesa é sempre o melhor ataque!”: reforçar a imunidade no outono

Eis que entramos numa nova estação do ano, o outono. Esta estação é marcada por oscilações de temperatura e o início de problemas como as constipações. Já que, tanto somos assolados por tardes quentes como, no dia a seguir, acordamos ao som dos pingos da chuva nos vidros da janela. Por isso, é necessário estimular a imunidade para esta época de mudanças, através de alimentos ricos em nutrientes que fortificam as nossas defesas.

Deste modo, os nutrientes que contribuem para o reforço do sistema imunitário são a vitamina C, responsável pelo aumento da resistência a infeções porque induz a produção de células de defesa contra vírus e bactérias, tal como o ácido fólico; a vitamina E detentora de um papel antioxidante; a vitamina A ao exibir ação antiinflamatória; a vitamina B6, pois favorece a formação de hemoglobina e o correto funcionamento do sistema nervoso; o selénio, oligoelemento com ação antioxidante, imunoestimulante e antinflamatória; o zinco, oligoelemento essencial na reparação dos tecidos e cicatrização de feridas e os ácidos gordos ómega-3 com uma ação antiinflamatória, estes podem ser encontrados nos peixes gordos (p.e. cavala, sardinha, salmão), sementes (p.e. chia, linhaça) e frutos gordos (p.e. nozes, avelãs).

De entre os vários grupos de alimentos, selecionei os seguintes alimentos ricos em nutrientes que reforçam a imunidade do organismo. Poderá consumi-los das mais variadas formas, desde sopas, smoothies, assados em papelote, in natura, temperos de saladas ou marinadas.

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Tenha um outono repleto de cor e vitalidade, através de uma alimentação simples, rica e equilibrada. Para isso, varie dentro de cada grupo de alimentos, de forma a assegurar o consumo de um amplo espectro de nutrientes moduladores do seu sistema imunológico.

Inspire-se em: https://instagram.com/tastiit/

Teresa Carvalho
Teresa Carvalho

 

Teresa Carvalho – Nutricionista
cédula profissional: 2339N

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