Taste It: 7 dias, 7 snacks saudáveis

Inicia-se mais uma semana de desafios dedicados à alimentação. 
Esta semana o desafio é inserir nas suas merendas, lanches para a praia/piqueniques ou em outros momentos de snacking estas opções mais adequadas do ponto de vista nutricional.

A primeira sugestão é:

Sanduíche de maçã com manteiga de amendoim e flocos de aveia. 

A manteiga de amendoim ocupa um lugar especial na perda de peso como no controlo do metabolismo, na medida que corresponde a uma gordura de boa qualidade – ácidos gordos monoinsaturados.

Na verdade, o corpo humano precisa de gordura para assegurar a sua manutenção, muito particularmente a saúde cerebral. Além disso, a gordura ajuda a absorver melhor as vitaminas lipossolúveis, ou seja, as vitaminas solúveis em gordura. Por isso, a chave é encontrar gorduras saudáveis, ao invés de gorduras saturadas e trans que prejudicam a saúde em geral, mas muito especificamente a do seu coração. 

O amendoim, para além da gordura monoinsaturada possui também proteína e fibras, dois nutrientes com grande importâncial. 

A manteiga de amendoim em consonância com o exercício físico e a dieta adequada ajuda-o a perder gordura corporal em excesso e dá um “empurrãozinho” ao metabolismo. Obviamente que, comer manteiga de amendoim não vai fazer o seu corpo queimar gordura automaticamente, mas o teor de gordura monoinsaturada pode saciar a fome nocturna, nomeadamente o craving por junk food (ou seja, alimentos que sejam “lixo” nutricional como batatas fritas, doces, bolachas de chocolate…) que, juntamente com a proteína e fibra deste alimento permitem que se mantenha saciado por mais tempo. 

Ainda a respeito do aumento do metabolismo conferido pelo amendoim, evidencie-se que de acordo com, o estudo reportado pelo International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders de 2002 os participantes do estudo que consumiram mais amendoim durante 19 semanas tiveram um aumento de 11% do seu gasto energético em repouso, ou seja, o metabolismo basal aumentou por si só. 

Contudo, caso não tenha oportunidade de fazer a sua própria manteiga de amendoim, escolha uma opção de mercado que possua unicamente como ingrediente o amendoim e exclua todas as outras que inserem aditivos (p.e. açúcar, sal, amidos modificados…) 

Receita:
– 1 maçã fuji pequena
– 1 colher de sopa de manteiga de amendoim
– 2 colheres de sopa de aveia

1. Lamine a maçã às rodelas e retire o caroço central. 
2. Barre manteiga de amendoim nas rodelas de maçã. 
3. Espalhe a aveia por cima da manteiga de amendoim. 
4. Sirva. 

Nota: Como opção à manteiga de amendoim poderá utilizar manteiga de amêndoa ou caju. Estas manteigas saudáveis têm um sabor igualmente agradável e em conjunto com o doce da maçã fuji ajudam a controlar a vontade por consumir doces ou salgados. 

image

Inspire-se em: https://instagram.com/tastiit/

Teresa Carvalho
Teresa Carvalho

 

 

 

 

Teresa Carvalho – Nutricionista
cédula profissional: 2339N

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments