Taste It: 7 dias, 7 pratos saudáveis – Pizza de couve-flor com salmão fumado

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E se comer uma fatia de pizza não causasse peso na consciência?
Esta pizza feita com uma base de couve-flor, sem glúten e com ingredientes orgânicos permite-nos comer sem culpas.

Aqui vai a receita:

Massa:
– 1 couve-flor (parte branca)
– 180g de amêndoa moída ou 120g de noz moída
– orégãos, pimenta e sal
– 3 ovos

1. Aquecer o forno a 200ºC e num tabuleiro colocar papel vegetal.
2. Picar a couve-flor num processador até adquirir uma textura fina (como arroz).
3. Colocar num recipiente e adicionar as amêndoas moídas, orégãos e outro tempero a gosto. Misturar tudo.
4. De seguida, fazer um buraco no centro e adicionar os ovos. Use as mãos para puxar os ingredientes secos para o meio até que tudo esteja combinado e possam ser moldados numabola.
5. Transferir para o tabuleiro a massa e dar a forma de base de pizza à massa. 6. Levar ao forno por 25 minutos ou até dourar.

Molho de tomate:
– 2 ou 3 tomates maduros
– 1 dente de alho
– 1 fio de azeite
– manjericão ou orégãos ou salsa
– sal e pimenta preta

1. Aquecer o azeite com o alho.
2. De seguida, acrescentar os tomates cortados em cubos, o manjericão e temperar com sal e pimenta.
3. Assim que cozinhado o tomate, retire do lume e triture tudo com uma varinha mágica.
(Nota: se estiver muito ácido pode optar por acrescentar uma colher de café de açúcar).
Sugestão: Experimente variar o tipo de molho da base e escolha um molho pesto para barrar a mesma.

Cobertura:

1. Quando a base da pizza estiver dourada, retira-se do forno.
2. Barrar a pizza com o molho de tomate.
3. Polvilhar queijo mozzarella ralado ou queijo vegetariano.
4. Acrescentar cogumelos frescos, courgette laminada, folhas de rúcula, salmão fumado e umas gotinhas de sumo de limão.

Esta é apenas uma sugestão de cobertura, pode optar por outras a seu gosto. Dê preferência aos vegetais e frutas (p.e. rabanetes, tomate laminado, courgette, beringela, pimento, espinafres, endívias, ananás, manga, maçã), ao invés de ingredientes menos interessantes e mais calóricos como é o caso dos queijos (p.e. queijo cabra, cheddar, serra), produtos de charcutaria (chouriço, bacon) e molhos (p.e. barbecue, queijo).

Reinvente a sua cozinha com escolhas saudáveis e faça saúde à mesa!

Inspire-se em: https://instagram.com/tastiit/

Teresa Carvalho
Teresa Carvalho

 

 

 

 

 

 

Teresa Carvalho – Nutricionista
cédula profissional: 2339N

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