Suicida-se fundador do sistema informático RSS

Boston Wiki Meetup
Aaron Swartz tinha 26 anosragesoss / Foter.com / CC BY-SA

Morreu o programador informático Aaron Swartz, o criador do sistema RSS. Swartz estava envolvido num processo judicial que o poderia condenar a 30 anos de prisão e ainda a um milhão de euros de multas.

Ele estava acusado de se ter apropriado de 4,8 milhões de documentos de teor científico e literário de uma plataforma online, de nome JSTOR.

Aaron Swartz chegou a afirmar que sofria de depressão e terá sido essa uma das razões para o suicídio por enforcamento, na última sexta-feira, aos 26 anos de idade. A namorada encontrou-o já sem vida no seu apartamento em Nova Iorque.

Já em 2008, Swartz tinha sido investigado pelo FBI, por ter descarregado e divulgado mais de 18 milhões de páginas de informações de arquivos judiciais.

No mesmo ano, escreveu um manifesto intitulado “Guerrilla Open Access”, onde Swartz defendia a democratização dos artigos científicos publicados online.

O norte-americano era visto com um prodígio da informática. Com apenas 14 anos idealizou e concretizou o sistema RSS. A ferramenta permite aos utilizadores partilharem informações de conteúdos inseridos em blogues.

O funeral está marcado para esta terça-feira, no estado do Illinois.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments