Armando Teixeira

Armando Teixeira foi o primeiro português a cortar a meta do mítico Ultra-Trail du Mont Blanc®. O atleta da Salomon Suunto Portugal levou 24 horas e 22 minutos a completar os 170 km e 10 000 metros de desnível positivo desta prova que percorre as montanhas mais altas da Europa e atravessa 3 países (França Itália e Suiça).

Armando cortou a meta em 14º lugar e em 5º do seu escalão, entre os melhores do mundo. “Trazia algumas expetativas, como é legítimo, tentei o top 10, mas a partir de certa altura mentalizei-me que tinha que terminar e ser finisher era o mais importante”, sublinha o atleta.

Ao seu 6º UTMB, Armando faz o seu recorde na distância das 100 milhas, numa edição marcada pelo calor e abandonos. O vencedor foi o francês Ludovic Pommeret (22h) seguido do lituano Gediminas Grinius (22h26m) e do americano Tim Tollefson.

Ester Alves não conseguiu terminar, abandonando ao quilómetro 85, após 14 horas em prova. A primeira portuguesa a cortar a meta foi Susana Simões que se classificou em 13º lugar entre as mulheres.

A vencedora foi Caroline Chaverot (25h15m), seguida da suiça Andrea Huser (25h22m) e da espanhola Uxue Fraile Azpeitia (27h10m).

30 portugueses terminaram o UTMB.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments