Ronda dels Cims: Armando Teixeira na mais dura prova da Europa

Armando Teixeira_Salomon_Suunto

O principado de Andorra espera 2600 corredores de 39 nacionalidades e Portugal é um dos países com maior representação.

Armando Teixeira da Salomon Suunto Portugal, estará presente na prova principal, a Ronda dels Cims, pela 3º vez consecutiva.

Entre hoje e 28 de junho, 2600 corredores de 39 nacionalidades serão acolhidos pelo principado de Andorra para participar nas 5 provas que a organização preparou. São várias distâncias, que pretendem chegar a todos os amantes da corrida e da montanha, sob os valores da superação e solidariedade – Ronda dels Cims (170km, 13.700m D+), Mitíc (112km, 9700m D+), Celstrail (83km, 5000m D+), Marató Dels Cims (42,5km, 5000m D+) e SolidariTrail (10km 700D+).

A Ronda dels Cims é a prova mais desejada e foi a primeira a esgotar as incrições. Apelidada de a mais dura da Europa, terá mais uma vez a alinhar na partida alguns dos melhores corredores de montanha do mundo.

Prova disso é Armando Teixeira, atleta da Salomon Suunto Portugal que depois de um 6º lugar em 2013 e um 2º em 2014, espera repetir o pódio, naquela que para si, é uma prova completa. “Talvez seja uma das provas mais difíceis do calendário mundial de ultra maratonas de montanha, com 170km muito técnicos, que requerem muita resistência. É o 3º ano que vou enfrentar a Ronda e adorava repetir o pódio, mas quero, sobretudo desfrutar e terminar o percurso. Gosto de tudo nesta prova, das pessoas, da organização, do percurso e do ambiente. Esta prova é uma festa!”

Também o vencedor do ano passado, Francesc Solé, vai alinhar na partida com as mesmas motivações que o levaram a alinhar noutras edições – “Este ano apresento-me na Ronda exatamente pelos mesmos motivos que me levaram a estar presente noutras edições, desfrutar da montanha, das paisagens e do ambiente inigualável que se vive nesta ultra.”

Armando e Francesc não terão a vida facilitada, pois outros nomes como o andorrano Carles Rossel, com quem Armando dividiu o 2º lugar na edição passada e que conhece a montanha como a palma da sua mão, ou Antoine Guillon que foi 3º na Transgracanaria 2015, ou Eugeni Roselló, conhecido pela sua vitória na Spine Race 2013, serão alguns dos atletas que vão tentar fazer a volta completa ao principado, em pouco mais de 30 horas.

Na categoria feminina, a favorita é a espanhola Nerea Martinez da Salomon internacional, que nos explicou quais as suas motivações “Esta é uma das minhas provas preferidas pela dureza do percurso e pela organização. Na Ronda dels Cims, vivi alguns dos meus melhores momentos desportivos e também os mais amargos. Tudo se pode passar numa prova tão exigente. Espero que o meu corpo e mente respondam para que possa desfrutar ao máximo.”

A Mitíc (112km, 9.700m D+), este ano inserida nas Skyrunner® Series Spain & Portugal, e a Celestrail (83km y 5.000m D+), vão permitir aos amantes das longas distâncias, percorrer uma grande parte do principado pelos cumes mais altos.

Os favoritos da Mític são os terceiros classificados de 2014, Eduard Barceló e Myriam Talens, o francês Julien Jorro e ainda Jordi Lopez vencedor do Celestrail 2014.

A Marató dels Cims (42.5km, 3.000m D+), também inserida nas Skyrunner® National Series, terá como convidada especial a campeã do mundo de Ultra Trail, Núria Picas, que se propôs realizar 4 maratonas num mês, de forma a preparar-se para o grande desafio desta temporada. Núria nunca competiu nas montanhas de Andorra, embora as conheça muito bem, e revela que gostava de correr em qualquer uma das restantes provas. Picas vai competir ao lado das 3 corredoras andorranas que subiram ao pódio em 2014, Michèle Logde, Yolanda Gomez e Sabrina Solana. Na categoria masculina, não faltará o esquiador de montanha Marc Pinsach e o terceiro classificado do ano passado, Diego Marin.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments