Obras de, entre outros, Alberto Péssimo, António Carneiro, Ângelo de Sousa, Augusto Gomes, Aurélia de Sousa, John S. Sargent, José Emídio, Rui Anahory, Teixeira Lopes e Zulmiro de Carvalho compõem a exposição “A coleção habita a casa”, que estará patente de 11 de fevereiro a 21 de Maio no Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira. A mostra, que abre a programação de artes plásticas da Câmara Municipal de Matosinhos em 2017, confere à Casa de Vila Franca o papel principal, tendo as obras de arte sido selecionadas em função dos espaços que ocupam.

Partindo da coleção municipal de arte, que tem vindo a ser constituída desde a década de 1950, a nova exposição do Museu da Quinta de Santiago aposta na adequação ao contexto social da época da construção e habitação da Casa de Vila Franca, onde as esferas pública e privada se cruzam. A escolha das obras expostas respondeu assim, e antes de tudo, à função doméstica de cada um dos espaços a ocupar, tendo como fio condutor a mudança de paradigma nos espaços de representação e de intimidade.

A exposição percorrerá, refira-se, ambos os pisos do museu que há 21 anos funciona na antiga Casa de Vila Franca, prolongando-se também pelos jardins da quinta que pertenceu aos Santiago. A seleção de obras agora apresentadas confirmará uma vez mais a diversidade, qualidade e versatilidade da coleção municipal. “Este espólio só adquire total sentido se puder ser visto e desfrutado pelos cidadãos de Matosinhos, sendo esta uma das principais missões do museu”, explica o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha.

MUSEU QUINTA DE SANTIAGO – LEÇA DA PALMEIRA, MATOSINHOS

Morada: R. de Vila Franca, 134, 4450-802 (junto à Quinta da Conceição).

Email: museuqsantiago@cm-matosinhos.pt

http://www.facebook.com/museuquintasantiago

Telefone: 229392410

Como chegar:

Autocarros: STCP 507 | Resende 105, 106 e 120

Metro: Linha A – AZUL – Mercado de Matosinhos.

Estacionamento: Rua de Vila Franca e Rua Pinto de Araújo.

Horários:

De setembro a março: terça a sexta das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados das 15h às 18h

De abril a agosto: terça a domingo das 10h às 18h

[encerra para almoço das 13h às 15h].

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments