A APLL – Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas promove, em parceria com a Porto Lazer, a Liga Portuguesa contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, a Acreditar e a Europacolon, o evento solidário “Porto.Saúde”. Agendada para 19 e 20 de novembro, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, a iniciativa, que visa assumir-se como o maior acontecimento nesta área, permite às várias associações oncológicas a divulgação e partilha de informações relativas à prevenção e tratamento de cada doença. Refira-se que o programa de 19 de novembro decorre entre as 10h00 e as 23h00, dia marcado pela “Caminhada pela Saúde”, que está agendada para as 10h00, com partida dos jardins do Palácio de Cristal e chegada à Praça do Rossio.

Já para as 14h30 está marcado o “Encontro de Doentes” que, este ano, tem como tema as “Novas Terapias para Doenças Oncológicas”, que contará com palestras de médicos oncologistas para divulgação de novas terapias. Às 17h30, será lançado o livro “Somos Todos Heróis”, obra que reúne um conjunto de mais de 50 testemunhos de pessoas que já enfrentaram uma doença maligna do sangue, como uma leucemia, linfoma ou mieloma múltiplo. No sentido de oferecer uma ajuda mais completa, o livro contém duas visões da experiência de doença: a visão dos que a sofrem e enfrentam e a dos que tratam e cuidam das suas consequências psicológicas. O livro é apresentado por Manuel Pizarro e pela jornalista Lúcia Gonçalves.

apll_cartaz-saude-porto_caminhadaFernando Pereira e Kind of Queen associam-se à feira da saúde

Já no programa de 20 de novembro – que integra, entre as 10h00 e as 20h00, um conjunto de atividades –, o destaque vai para a apresentação de “Lavender”, a série que quer tratar a Leucemia e o Linfoma por tu. Refira-se que o evento, que visa ser o maior acontecimento nesta área, destina-se não só a doentes oncológicos, mas também ao público em geral. Permitir aos grupos de doentes das várias associações presentes a partilha de experiências vivenciadas durante e após a doença é apenas um dos objetivos desta verdadeira feira de saúde, que permitirá, ainda, que os familiares e o público em geral tenham um conhecimento alargado sobre as medidas de prevenção das doenças oncológicas. Além da divulgação e partilha de informações e experiências, o evento visa a angariação de fundos, fundamentalmente para o apoio aos doentes ao nível de medicação e transporte para os centros hospitalares.

O evento conta, ainda, com empresas relacionadas à área da saúde e bem-estar que irão realizar palestras e workshops sobre os mais diversos temas. Também aulas ligadas à atividade física vão constar nesta feira de saúde, já que a realização de exercício é fundamental na recuperação dos doentes oncológicos, proporcionando não só bem-estar físico, mas também psicológico, ajudando no aumento da confiança e na melhoria das relações interpessoais. O evento contará com a atuação de vários artistas, como Jimmy P., Fingertips, Fernando Pereira ou Kind of Queen, que irão mostrar o seu apoio solidário e tornar o evento num local de convívio.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments