créditos: Filipa Brito

A PERFORMART – Associação para as Artes Performativas foi hoje formalmente constituida no Porto. Tem como missão promover as múltiplas formas de manifestação cultural e artística no que diz respeito às artes performativas, nacional e internacionalmente. O Teatro Nacional São João (TNSJ) é quem tem o cargo da presidência.

Os membros fundadores são 14 instituições: Teatro Nacional São João, Instituto Politécnico do Porto, Fundação Centro Cultural de Belém, Fundação Casa da Música, Fundação de Serralves, OPART, Teatro Nacional D. Maria II, EGEAC, Teatro Viriato, Centro Cultural Vila Flor (A Oficina – Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães, CIPRL), Teatro do Bolhão, Teatro Experimental do Porto, Espaço do Tempo e Companhia de Teatro de Almada.

A EGEAC foi eleita para a vice-presidência, estando na presidência da mesa da Assembleia-Geral a Fundação de Serralves, com a Casa da Música na vice-presidência. A direção do Conselho Fiscal é constituida pela OPART.

Cada mandato é de dois anos, em que as cotas são proporcionais à capacidade financeira ainda por definir.

O Mosteiro de São Bento da Vitória recebeu a reunião de constituição da associação, que contou com o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. A sede nacional da PERFORMART será no Teatro do Campo Alegre, cedendo as instalações à autarquia da Invicta.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments