Os interessados nestas lides ouvem muitas vezes os chefs entrevistados ou os restauradores ambiciosos anunciar as suas casas como locais de cozinha de fusão. Quando muitos ainda tentam perceber o que isso é e outros juntam um ingrediente longínquo a um prato da nossa terra, há aqueles que integram o conceito fusão na cozinha que oferecem com mestria e sensibilidade.

É isso que conseguimos encontrar na Esquina do Avesso, em Leça da Palmeira. Um restaurante avesso a gastronomia típica servida direitinha, mas que pensa a sério quando funde técnicas, receitas e sabores de várias origens num prato só, de forma equilibrada.

O atum braseado, grão e miso

Assim, numa só refeição podemos degustar o bife tártaro do centro da Europa, com todos os ingredientes a que as regas obrigam, muito persistente e final amargo para limpar a boca, a moqueca do Brasil com muito mais elementos que o simples camarão, que nos transporta para a costa portuguesa, o Gnocchi de Itália encimado de trufas, queijo e ovo a baixa temperatura fazendo de tudo uma harmonia saborosa, o rabo de touro a comemorar a península ibérica ou um atum braseado que vem do Japão com molho de miso e grão de bico mediterrânico.

Entradas e humus

Ainda antes, logo a sentar, destaca-se o húmus, petisco típico do médio oriente, que parece estar a entrar na moda em Portugal mas que ainda poucas casas sabem fazer. Aqui sai bem, cremoso, húmido e saboroso.

Nas sobremesas, mais viagens. Um leite creme de tangerina, original e fumegante, um quindim com marmelada e gelado de maracujá para cortar a doçura da sobremesa e a juntar vários sabores do brasil, e uma banoffee com todos os seus sabores, um em cada lugar para juntarmos como quisermos.

O quindim com marmelada e gelado de maracujá

O espaço é moderno, com ares de taberna e decoração vintage, luminoso, confortável e acolhedor, como acontece noutras casas da mesma localidade. O serviço é presente e explica com clareza todas as dúvidas dos comensais. A lista de vinhos podia ter mais opções.

Um dos espaços da Esquina do Avesso

Fica a sensação que a Esquina do Avesso é um lugar de experiências, aparentemente bem sucedidas. Não só entusiasmam a cozinha que parece sempre pronta a apresentar novos pratos, como fascina os clientes, que voltam para repetir, ou seja, provar outras coisas.

Texto e fotos de Paulo Russell-Pinto

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments