Pagamento por telemóvel será alternativa aos cartões em restaurantes e hotéis

Depois da notícia avançada ontem pelo jornal Público de que o grupo Jerónimo Martins não vai aceitar pagamento por cartões em compras de valor inferior a 20€, é agora a vez dos restaurantes e hoteis estarem a preparar também uma forma de poupar nas comissões dos cartões de crédito. A Associação da Hotelaria, Restaurantes e Similares de Portugal (AHRESP) está a desenvolver um projeto chamado “AHRESP Wallet” com a Portugal Telecom, avança o jornal Diário Económico.

Este projeto vai permitir que os consumidores façam o pagamento via telemóvel, deixando assim o pagamento com cartões para segundo plano. De acordo com aquele jornal, este projeto pode ser uma realidade em 2013.

José Manuel Esteves, secretário geral da AHRESP, confirmou o desenvolvimento do projeto ao Económico, afirmando que estão “a trabalhar para a criação do ‘AHRESP Wallet’ que será um produto alternativo aos meios de pagamento electrónicos e que permitirá pagar as compras através dos telemóveis”.

Mas para além da vantagem acima indicada, José Manuel Esteves revela também que este projeto poderá poupar 85 milhões de euros anuais em taxas dos pagamentos eletrónicos que os restaurantes e hoteis têm de encargos.

Por fim, a Associação confessou que já terá apresentado queixas à Autoridade da Concorrência relativamente às taxas elevadas cobradas pelas transações eletrónicas, mas na ausência de pareceres favoráveis, tiveram que estudar outras formas de pagamento como este projeto que está agora em desenvolvimento.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments