Ordem dos Médicos exige saber as razões do fecho da Maternidade Alfredo da Costa

Bloco / Foter / CC BY-NC-SA

A Ordem dos Médicos (OM) quer saber as razões que levaram à decisão do fecho da Maternidade Alfredo da Costa (MAC). Para tal, enviou hoje mesmo ao ministro da Saúde, em carta aberta, pedindo para que sejam conhecidos os estudos técnicos onde se baseia a decisão de encerramento da MAC.

Já três meses antes a OM tinha enviado uma carta ao ministro Paulo Macedo, pedindo esses mesmos esclarecimentos, sem que até ao momento tenha obtido resposta, referiu aquela instituição em comunicado.

Em virtude de não ter recebido uma resposta, a OM transformou essa missiva em carta aberta. “A Ordem dos Médicos sente-se na obrigação de reafirmar publicamente que uma medida com o impacto potencial do encerramento da MAC não pode ser tomada sem divulgação e escrutínio público dos eventuais estudos técnicos que lhe dão suporte, caso esses estudos efectivamente existam”, refere. Os médicos afirmam que o fecho da maternidade “não pode basear-se apenas em meras afirmações públicas de alegados ‘ganhos’ para o Serviço Nacional de Saúde, sem uma análise das consequências para as mulheres e recém-nascidos”. Ainda de acordo com a OM, essas mesmas afirmações foram feitas porque há interesse no fecho da maternidade, sendo “potencialmente condicionadas por óbvios conflitos de interesse”.

A carta que foi enviada ao ministro em setembro e que hoje é conhecida, os médicos sublinham que “não é adequado que uma maternidade esteja desinserida de uma estrutura hospitalar que a complemente, condicionante parcialmente ultrapassada pela sua integração no Centro Hospitalar de Lisboa Central.

Ainda assim é da opinião da OM que é inadmissível fechar uma instituição que possui uma “história, a qualidade, a produtividade, os recursos técnicos e humanos e o espaço de formação pré e pós-graduada que a MAC comporta, sem que a decisão seja, do ponto de vista técnico, clínico e humano absolutamente irrepreensível”.

Por tudo isto, a ordem dos Médicos exige consultar os estudos técnicos que suportam o encerramento ou a transferência da MAC, saber os custos e os benefícios financeiros que uma destas medidas vai trazer.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments