“O Fim das Possibilidades” marca estreia mundial no Teatro São João

O Fim das Possibilidades_ Ensaios®TUNA_TNSJ

O Teatro Nacional São João (TNSJ) apresenta, esta sexta-feira, a sua produção própria de 2015, a peça “O Fim das Possibilidades”. Com encenação de Nuno Carinhas, diretor artístico do TNSJ, e Fernando Mora Ramos, do Teatro da Rainha, o espetáculo escrito por Jean-Pierre Sarrazac é uma estreia mundial.

“O Fim das Possibilidades” é uma “fábula satânica”, onde Deus e Satã arquitetam uma “solução final” para resolver um “problema sistémico”, nome de guerra para a crise que decretou o fim do futuro.

O enredo avança por dentro da cabeça de João Baptista – J.B. para os amigos, também o nome da marca de whisky favorito da personagem –, um Job moderno sem job que, no pesadelo de uma noite, vê chegar um presente sem presença de vida, Satã. O diabo quer oprimir JB, fazê-lo sofrer e perder o emprego, para o enviar às profundezas da terra, com todos os desfavorecidos. JB então monta o seu próprio suicídio, uma coisa grotesca, espécie de farsa terminal, num “espírito farsesco da Idade Média”, segundo Jean-Pierre Sarrazac. A peça dá, para o autor, palavra às pessoas que “ têm uma profissão, que têm ainda um emprego, estão perto de o perder”.

Para Nuno Carinhas, as personagens de “O Fim das Possibilidades “são maiores que as circunstâncias históricas reconhecíveis em que se inscrevem – os nossos dias, as nossas síndromes, os nossos desesperos e ambições”.

Alberto Magassela, Alexandre Calçada, Carlos Borges, Catarina Lacerda, Fernando Mora Ramos, Ivo Alexandre, Joana Carvalho, José Carlos Faria, Lígia Roque, Maria Quintelas, Paulo Calatré e Paulo Moura Lopes são os atores que, nos papéis de Deus, “Satã, dito O Adversário”, “João-Baptista, dito J.B.”, “Sem Rosto”, entre outros, constituem o elenco do espetáculo.

A peça, uma coprodução com o Teatro da Rainha, está em cena até 27 de março, Dia Mundial do Teatro.

Com legendas em inglês, “O Fim das Possibilidades” sobe ao palco do TNSJ às quartas-feiras, às 19h00, de quinta a sábado, às 21h00, e aos domingos, às 16h00.

Os bilhetes podem ser adquiridos a partir de 7,5 euros.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments