Nobel da Paz atribuído à União Europeia

Foi esta sexta-feira confirmado o Prémio Nobel da Paz 2012 para a União Europeia. A confirmação foi feita pelo comité Nobel, que no seu sitio oficial na internet fez a seguinte publicação: “A União Europeia e seus percursores por mais de seis décadas contribuíram para o desenvolvimento da paz e da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa”.

Este anúncio foi feito depois da TV norueguesa NRK ter revelado o vencedor, uma hora antes do anúncio oficial. Desde há 50 anos que o vencedor nunca tinha sido revelado, antes mesmo da Academia Real sueca o anunciar.

Como se pode ler no comunicado publicado, esta decisão é justificada com base no contributo que a União Europeia deu para o desenvolvimento da paz e da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa.

Esta é a segunda vez que este prémio é atribuído a uma organização. Em 2001, as Nações Unidas também o receberam, em 1969 foi a Organização Internacional do Trabalho a contemplada, tendo sido o Comité Internacional da Cruz Vermelha a primeira instituição agraciada, no ano de 1944.

O ano passado, este prémio distinguiu três personalidades: Ellen Johnson Sirleaf, Leymah Gbowee, Tawakkol Karman.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments