Natal na cidade do Porto começa a 27 de novembro cheio de surpresas

Iluminação de Natal está espalhada por mais de 40 ruas e praças da cidade do Porto

Antes de mais nada, o aviso. Desmarque tudo o que tem na agenda para a próxima sexta-feira, dia 27, à noite. E porquê? A cidade do Porto vai ter a inauguração das iluminações que vão dar luz ao Natal deste ano, em mais de 40 ruas e praças da Invicta.

Pelas 21h30, nos Aliados, junto à Árvore de Natal, foi o local escolhido para o momento simbólico das iluminações desta quadra que se apróxima, momento que terá também fogo-de-artifício e um concerto dos Retimbrar.

Mas não é tudo. Vai acontecer a abertura da pista de gelo que estará na parte inferior da Avenida dos Aliados. Todos que queirão experimentar a paginagem do gelo podem fazê-lo até 27 de dezembro.

Quanto à iluminação de Natal que está espalhada por mais de 40 ruas e praças da cidade do Porto, a mesma será inaugurada uma semana mais cedo, em comparação com o ano transato. As luzes estarão ligadas até 10 de janeiro do ano que vem.

A Câmara Municipal do Porto preparou um programa alargado com animação, como concertos de rua, espetáculos de dança e novo circo, intervenções artísticas, performances, mercados e feiras, oficinas e contos. As pistas de gelo natural vão estar montadas na Rotunda da Boavista, para além da já falada Avenida dos Aliados.

Por falar em pistas de gelo, a Câmara e a Associação dos Comerciantes do Porto voltam a distribuir 35 mil vouchers pelas lojas do chamado comércio tradicional da Baixa e da Boavista. Estes vouchers vão dar acesso gratuito às duas pistas. Mas há mais. Serão também distribuidos 1000 vouchers para estacionamento no Silo Auto.

Vamos a números. 26m de altura e 14m de largura são as medidas da nova Árvore de Natal que estará nos Aliados. A ligação das luzes será feita sempre a partir das 17h30. Todas as sextas, sábados e domingos, estão previstas iniciativas junto a este ponto de visita obrigatória.

O investimento, segundo a Câmara do Porto, supera os 118 mil euros (em 2014 foram gastos 100 mil euros). Mas o valor total, já incluindo o programa de animação é de 180 mil euros, contrastando com 2014, ano em que foram gastos 161 mil euros. A autarquia justifica este aumento com a “entrada de novos patroocinadores”.

Muitos pontos de interesse

Avenida dos Aliados

Para além da Árvore de Natal, haverá a tal pista de gelo com uma área de 300 m2. Somado a tudo isto, estará uma instalação denominada “Whispering Forest”. Da autoria do coletivo Moradavaga, esta instalação é constituida por 41 árvores que escondem várias experiências, especialmente sonoras. Mas também haverá iniciativas como o “Conto de Natal”, protagonizado pelos alunos do Centro de Dança do Porto, as Oficinas de Contos e os Ateliers de Panquecas Criativas da Saphir Cristal, as XMAS Lazy Sessions, as Vozes de Natal, as Christmas Carols e o espetáculo de novo circo João & João.

De 27 de novembro a 10 de janeiro, na calçada da Praça General Humberto Delgado, estará em exposição uma intervenção artística intitulada “Holon”. Da autoria de Hazul, consiste em 10 suportes circulares e ilustrações do artista.

Rotunda da Boavista

A Praça Mouzinho Albuquerque, vulgarmente conhecida como Rotunda da Boavista, irá acolher, de 27 de novembro a 10 de janeiro, a Praça da Fantasia, com várias atrações e divertimentos. Terá uma rampa e duas pistas de gelo natural, e haverá os tradicionais carrosséis, pistas de carros, jogos tradicionais, uma mini roda gigante, carrinhos de choque, cinema 5D, uma casa do Pai Natal e espetáculos de magia com contos da Avó Augusta.

Este ano a Praça da Batalha também irá acolher vários carrosséis, até 4 de janeiro.

O Palácio das Bonecas, especialmente pensado para as crianças, estará instalado na Praça Gomes Teixeira, junto à Reitoria da Universidade do Porto. Entre 27 de novembro e 29 de dezembro todos se podem divertir até porque haverá workshops temáticos aos fins-de-semana.

Pensa que já acabaram as sugestões de Natal na cidade do Porto? Engana-se. Todos os fins de semana, até ao dia de Natal, o leitor vai poder assistir a espetáculos de dança, performances, novo circo e concertos de música.

“Natal à Porto”, é o regresso de vários concertos de jazz ao sábados e ópera ao domingo, sempre a partir das 15h30, à entrada de um edifício emblemático da cidade, isto durante o mês de dezembro.

Das Feiras e Mercados que nesta altura do ano sempre acontecem, destaque para a Artesanatus, na Praça D. João I e para a 2ª edição do Artes & Ofícios do Porto, na Praça dos Poveiros, ambas entre 27 de novembro e 23 de dezembro. Sublinhar ainda a estreia do Up Street Porto – Mercado de Arte Urbana, a acontecer no antigo Banco Montepio, na Av. Dos Aliados, dias 28 e 29 de novembro. A 12 de dezembro tem lugar a edição especial de Natal do Mini Porto Belo e Flea Market, ambos no parque de estacionamento do Silo Auto.

Não podiamos terminar sem destacar o momento da passagem de ano, na Avenida dos Aliados. Para entrar em grande em 2016, haverá concerto especial de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, com início pelas 23h00 e que acolherá o tradicional fogo-de-artifício, lançado de vários pontos dos Aliados.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments