Natal “distribui” iluminação por 30 ruas da Invicta cheia de animação

Créditos: mallol / Foter / CC BY-NC-ND
Créditos: mallol / Foter / CC BY-NC-ND

161 mil euros. É este o valor que será investido este ano na programação de Natal e Passagem de Ano na cidade do Porto. O que significa um aumento de 15%, face a 2013, em que o investimento foi de 140 mil euros.

O presidente da Câmara, Rui Moreira, afirmou ontem que a Autarquia “vai fazer mais com os mesmos custos”. Tudo porque foi assinado um protocolo com a Unicer e que contempla que a cervejeira patrocine grandes eventos que vão decorrer na cidade. Rui Moreira sublinhou que este protocolo é “uma estratégia de combate à sazonalidade”. E explicou que “o Porto não pode continuar a ser apenas um destino de primavera, queremos que possa atrair público durante todo o ano”.

O protocolo foi assinado entre a PortoLazer e a Unicer com duração até 2016, mas sem as partes revelarem o montante.

As novidades deste ano
O Natal na Invicta terá algumas novidades. Estarão mais ruas iluminadas, 30 no total, com as estreias das ruas do Freixo, da Estação, de Ferreira Borges e de Sousa Viterbo. Será um investimento de 100 mil euros, mais 20 mil que em 2013. Outra particularidade é o facto das iluminações serem ligadas a 28 de novembro, uma semana antes do que habitualmente é praticado.

E por falar em iluminações, Os Clérigos, a rua das Flores e os Aliados terão iluminações especiais, mais de acordo com a especificidade das ruas. Nos Aliados não terá a habitual árvore de Natal, mas sim uma instalação da autoria da arquiteta Isabel Barbas, com o nome de “Texturas sonoras”.

A Rotunda da Boavista vai ter animação e onde será instalada uma pista de gelo. A Praça de D. joão I também irá receber uma pista de gelo, com utilização gratuita ou com vouchers oferecidos pelos lojistas. Quem fizer compras no comércio tradicional também terá direito a vouchers para o estacionamento.

Por último, a noite de passagem de ano terá como animadores dos foliões as bandas Clã e Expensive Soul.

Notas
Irá funcionar o Mercado de Natal entre 4 e 14 de dezembro na Praça da Liberdade, onde não faltará a gastronomia.
A cor que irá preencher a iluminação na cidade será o branco com tons de azul para transmitir “sentimentos positivos”.
A rua de Cedofeita deverá ter a instalação “9 baloiços, 9 palavras” que no ano passado esteve nos Aliados.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments