Mundial de Trail Running em Portugal em 2016 para ser memorável

A prova tem o seu local de partida nas pontes do Rio Caldo, na madrugada de 29 de outubro. A meta estará montada em Arcos de Valdevez.

Foi hoje apresentado o VI Campeonato do Mundo de trail running, que se irá realizar no Parque Nacional Peneda-Gerês a 29 de outubro de 2016, pela chancela Carlos Sá Events.

Foi no salão nobre dos Paços do concelho de Braga que se realizou a conferência de imprensa que viria a dar a boa nova. José Carlos Santos, vice-presidente da ITRA (Internacional Trail Running Association) sublinhou a vontade da organização em fazer desta 6ª edição o melhor Mundial de trail running que há memória. Essa é também a vontade de Carlos Sá, o ultramaratonista luso que será responsável pela organização da prova, juntamente com os municípios de Braga, Arcos de Valdevez, Terras de Bouro, Ponte da Barca e Montalegre.

A grande novidade em termos de regulamento é o alargamento para 18 elementos por seleção, nove masculinos e nove femininos, quando até agora apenas eram permitidos oito atletas, quatro masculinos quatro femininos. Isto significa que pode ser batido o recorde de inscrições, até porque é esperado o dobro de inscrições relativamente ao último Campeonato do Mundo, realizado em França, que contou com 300 atletas.

A prova terá um percurso de 85 quilómetros de trilhos, com um desnível positivo de 4500 metros. No entanto, vai ser desenhado um percurso mais curto, assegurou a organização.

Carlos Sá tem em mãos a organização da prova e por isso, afirmou ter “um misto de tristeza e alegria”, já que não vai poder participar como atleta neste evento.

A prova tem o seu local de partida nas pontes do Rio Caldo, na madrugada de 29 de outubro. A meta estará montada em Arcos de Valdevez.

Este evento tem um orçamento na ordem dos 300 mil euros e terá o apoio dos cinco municípios, bem como de vários patrocinadores.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments