Matosinhos acolhe encontro sobre igualdade e inclusão da comunidade LGBT

O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, abrirá amanhã, pelas 10 horas, o II Encontro Diálogos sobre a Igualdade e a Inclusão: as populações LGBT, que decorrerá no salão nobre dos paços do concelho de Matosinhos. A iniciativa, organizada pela Associação Plano i (APi), transita para Matosinhos na sequência da recente abertura na cidade do Centro Gis, um espaço de atendimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans) pioneiro no país.

O encontro reunirá em Matosinhos responsáveis por projetos de investigação e de intervenção na área da igualdade de género e do combate à exclusão, dando a conhecer exemplos práticos de ação associativa. Serão ainda apresentadas e debatidas diversas experiências já no terreno e a abordagem científica das comunidades LGBT. O II Encontro Diálogos sobre a Igualdade e a Inclusão: as populações LGBT contará com a presença de 22 oradores e moderadores, prevendo-se a participação de perto de uma centena de profissionais, técnicos e estudantes universitários de vários pontos do país.

Criada em novembro de 2015, na zona norte do país, a APi é uma organização sem fins lucrativos que procura dar respostas concretas a um amplo conjunto de questões sociais atuais, nomeadamente as relacionadas com desigualdade, discriminação, violência, exclusão e pobreza, apresentando-se como um coletivo empenhado em promover a igualdade através da difusão de discursos e da concretização de práticas de inclusão. A criação de Centro Gis, que entrou em funcionamento no dia 9 de janeiro, resultou de um desafio lançado à Câmara Municipal de Matosinhos pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, tendo a autarquia apoiado a Associação Plano i com a cedência de espaço no edifício da Antiga Câmara.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments