“Locomotiva” em movimento com a inauguração de “Clouds”

Madeira

A PortoLazer inaugura, este sábado, pelas 16h00, junto às escadarias da rua da Madeira, no lado norte da Estação de São Bento, a composição “Clouds” no âmbito do programa de Arte Urbana do projeto Locomotiva, dinamizado pela Câmara Municipal do Porto e cofinanciado pelo Programa ON.2 – O Novo Norte, com o objetivo de reabilitar e dar uma nova dinâmica naquela área.

Esta é uma intervenção artística da autoria da dupla italiana Sten & Lex, considerada pioneira na utilização do “Stencil” em ambiente urbano.

Em apenas dois meses, esta é já a segunda intervenção realizada em São Bento. A 17 de janeiro, o coletivo FAHR 021.3 revelou à cidade a instalação “Metamorfose”, dando uma nova textura e leitura à antiga ruína da Oliva, na Avenida Dom Afonso Henriques, em estreita relação com a escarpa granítica que se situa mesmo ao lado.

Mantendo como foco os locais devolutos e degradados na área de São Bento, o projeto Locomotiva desafiou a dupla Sten & Lex a intervir nas fachadas da antiga fábrica de máquinas Agostinho Ricon Peres, na rua da Madeira, junto à escadaria de acesso à Batalha, assim como no posto da transformação da EDP, situado em frente.

A intervenção, que se prolongou por 10 dias, cobriu uma área superior a 185 metros quadrados, envolvendo dezena e meia de voluntários da Escola Superior de Educação (ESE) e da Fundação da Juventude, para além dos dois artistas naturais de Roma e Taranto.

Utilizando uma técnica original que consiste em transformar gráficos digitais em pinturas através de “Stencils”, os Sten & Lex começaram por cobrir toda a parede da fachada com um poster, recortando depois manualmente toda a imagem. Após a pintura, o molde do stencil é destruído, ou diretamente pelos artistas, ou através da ação natural dos elementos, como a chuva ou o vento.

Seguindo o estilo de outras obras que realizaram em cidades como Paris, Roma, Berlim, Londres, Nova Iorque ou Baltimore, a intervenção que será inaugurada este sábado, no Centro Histórico do Porto, é uma composição de linhas abstratas que se assemelha às nuvens que antecedem uma tempestade, tendo sido batizada de “Clouds” pelos artistas.

Para assinalar o momento em que esta obra passa a fazer parte do quotidiano de todos os que vivem e passam em São Bento, a PortoLazer vai dinamizar uma festa no local, entre as 16h00 e as 23h00 deste sábado, com seis DJ’s que atuarão sucessivamente a partir de uma cabine que estará suspensa por uma grua colocada na rua da Madeira.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments