Jardim do Carregal recebe nova sequóia

Sequóia
Sequóia

Hoje, pelas 14h00, será plantada uma sequóia no Jardim do Carregal. Com cerca de três metros de altura, este novo exemplar será plantado no mesmo local de onde foi retirada, em julho do ano passado, uma sequóia centenária que tinha morrido há vários anos.

Consciente desta perda significativa para o património arbóreo da cidade – existem apenas mais dois exemplares desta espécie no Porto – nos Jardins de Serralves e no Jardim da Cordoaria –, a Câmara Municipal do Porto, através do seu Pelouro da Inovação e Ambiente, entendeu dar um destaque simbólico a este abate, convidando a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) a desenvolver no local um conjunto de intervenções de caráter performativo e temporário, intituladas “Soft Monuments”.

Para assinalar a replantação da nova sequóia gigante no Jardim do Carregal, os alunos do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público vão repor esta quinta-feira a performance “Walking Trees”, criada em parceria com Flávio Rodrigues e o Balleteatro para o Festival Corpo+Cidade.

A fase de intervenções temporárias terminará com a retirada do painel fotográfico, da autoria da aluna Cristiana de Sousa, que simbolicamente representava no local a memória da árvore abatida.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments