Jangada Teatro conta 15 primaveras no Dia Mundial de Teatro

jangada_teatro_

Está a completar-se uma década e meia de actividade cénico-dramatúrgica da Jangada Teatro. A efeméride será celebrada a preceito a 27 de Março, próxima sexta-feira, data em que também se comemora o Dia Mundial do Teatro, a partir das 21h00 (entrada livre), no Auditório Municipal de Lousada. Para o efeito, será evocada de forma dinâmica e em palco, como se impõe, bem como através de uma exposição e do lançamento de uma revista oficial, e algumas homenagens, acontecimentos que colocam em retrospectiva toda a actividade desenvolvida pela companhia até ao momento.

O colectivo sedeado em Lousada, a cerca de 45 km do Porto, em plena região do Tâmega e Sousa, tem vindo a afirmar-se nos últimos 15 anos, de forma paulatina, no panorama teatral português, mas tem apostado sobretudo em promover o trabalho artístico que desenvolve, com particular incidência a nível local e regional, também além-fronteiras. A fazer jus a esta condição, a Jangada Teatro está neste momento na China, onde participa no II Festival de Marionetistas de Macau, que está a decorrer naquele território desde o passado dia 18 e que se prolonga até hoje, terça-feira, dia 24 de Março.

Neste domínio e quase se poderá dizer, a partir do Interior do País, a “Jangada” tem remado contra ventos e marés por não usufruir das benesses das estruturas alojadas nos grandes centros. Nada, no entanto, tem demovido esta ‘embarcação teatral’ de entrar em modo de navegação em águas internacionais, contactando com realidades distintas em festivais e apresentações que já os levou à Lituânia, França, Alemanha, EUA, México, Brasil e, tal como acima se refere, também à China.

Das suas atividades fazem parte a criação de espetáculos de teatro para a infância e juventude e para o grande público, a organização de dois festivais multidisciplinares, uma para crianças e outro para adultos, um trabalho aprofundado com a comunidade escolar através do seu serviço educativo, formação na área das artes de palco e uma relação estreita com a comunidade civil, por meio da partilha de recursos humanos. O projeto Jangada Teatro, sedeado e inserido na comunidade de Lousada inspira-se, assim, no ser e estar fora dos grandes centros, assumindo essa identidade para o seu modus faciendi artístico.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments