Invicta Big Band ensaia para o 3º aniversário

A Invicta Big Band vai festejar o seu 3º aniversário com um concerto que está já agendado para o dia 24 deste mês, no Edifício Transparente. E o Global News decidiu assistir a um ensaio e saber como está a ser preparado este momento tão especial.

01 invicta big band ensaio maestro

Os ensaios são nas instalações do Orfeão da Foz do Douro, no anfiteatro de tamanho suficiente para que todos os elementos da Orquestra Ligeira da cidade do Porto possam ensaiar juntos.

Antes mesmo de abrirmos a porta do anfiteatro o som dos instrumentos era perfeitamente audível. Saxofones, trombones, trompetes, uma bateria, baixo, guitarra e as vozes de Martha Rocha e Eduardo Azevedo, os vocalistas.

04 invicta big band ensaio vocalistas

Apesar de estar a assistir a um ensaio, confesso que fiquei arrepiado com o som que ouvi. O maestro António Pinheiro, para além de comandar esta Orquestra, também interrompia a música para dar as sugestões de melhoramentos. É um autêntico treinador a alinhar os seus jogadores.

Qual a razão para a escolha do Edifício Transparente para o concerto do terceiro aniversário da Invicta Big Band? “Nós escolhemos o Edifício Transparente porque nos concertos de aniversário escolhemos sempre um local inusitado e diferente. O Edifíco Transparente está aqui perto e é de certa forma polémico porque nunca ninguém soube muito bem para que é que servia. E como já tínhamos uma parceria com a empresa que gere o espaço, quando surgiu a ideia foi bem acolhida e é também por isso que vamos fazer lá o concerto”, conclui António Pinheiro, maestro da banda.

02 invicta big band ensaio

No que diz repeito ao reportório, Teresa Sala, a porta voz da Banda, revela-nos que “preparamos um pouco de tudo, para abrangermos um público maior. Estamos a preparar músicas que são grande êxitos e que estão a passar na rádio. Depois temos êxitos dos anos 50 e 60”.

Chucho de Pakito de Rivera, Satin Doll, Spain de Chick Corea, Feeling Good de Michael Bublé e The chicken – tema bastante popularizado por Jaco Pastorius, um dos maiores baixistas de sempre, são algumas das músicas que se vão ouvir no dia 24.

03 invicta big band ensaio

E para um momento especial, um convidado especial. Chama-se Lorenzo Maceo, é saxofonista e foi o escolhido. Em declarações ao GLOBAL NEWS, Maceo explica como surgiu o convite. “Já tinha trabalhado com vários elementos da banda e este foi um convite feito por amigos que já tocamos há vários anos.” Mas também teve a ver com o tipo de música tocado pela banda. “É um tipo de música que gosto de tocar. Não sendo só música clássica mas também música ligeira e também porque conseguimos improvisar. Acho uma Orquestra fantástica a Invicta Big Band e que está a fazer um trabalho fantástico e também por isso aceitei o convite.”

No dia 24 estarão em palco 21 elementos, 18 musicos, 2 vozes e o maestro!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments