Guimarães: Presidente da Câmara assegura Espaços do Cidadão sem taxas

câmara guimarães

Em reunião da Câmara Municipal de Guimarães, realizada esta quinta-feira, a coligação PSD/CDS-PP levantou a questão, ainda no período antes da ordem do dia. À qual o presidente da edilidade, Domingos Bragança, garantiu que “não será aplicada qualquer taxa nos serviços que serão prestados nos 18 Espaços do Cidadão de Guimarães”.

Domingos Bragança afirmou que “não desautorizo nenhum dos senhores vereadores. A mim compete-me defenir o que é essencial para o municipio de Guimarães. Não estive na última reunião de Câmara, não sei o que se passou, não tive nenhuma conversa com o senhor vereador. Eu não concordo com essa taxa. Foi mal explicado pelo senhor vereador Ricardo Costa, mas a certeza é esta, não haverá taxas adicionais.”

Ricardo Costa, vereador com competências nas áreas de Finanças, Contratação Pública, Património e sistemas de Informação, em declarações ao Comércio de Guimarães, afirmara defender “uma taxa de serviço”, sublinhando que “terá que ser um valor simbólico e suportável pelos cidadãos”.

O vereador da Coligação Juntos por Guimarães, Ricardo Araújo, manifestou a sua “frontal oposição” à hipótese das taxas, afirmando que “subverte o espírito e os termos do protocolo celebrado com o Governo”, de quem partiu a iniciativa de criação dos Espaços do Cidadão.

A resposta final do Presidente do Município, na opinião de Ricardo Araújo, foi uma clara “desautorização pública no dominio politico”, posição essa que a Coligação Juntos por Guimarães concorda.

Serão 18 os Espaços do Cidadão. A saber, em Guimarães haverá o Balção Único da Câmara, depois foram escolhidas as Vilas de Brito, Lordelo, Moreira de Cónegos, Ponte, Ronfe, Serzedelo, S. Jorge de Selho, S. Torcato e Taipas. Quanto às freguesias a receber um Espaço do Cidadão, são elas Candoso S. Martinho, Nespereira, Polvoreira, S. Cristóvão de Selho, União de Freguesias de Abação e Gémeos, União de Freguesias de Airão Santa Maria, Airão S. João e Vermil, União de Freguesias de Briteiros S. Salvador e Briteiros Santa Leocádia e União de Freguesias de Souto S. Salvador, Souto Santa Maria e Gondomar.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments