Festas Gualterianas voltam à rua entre 31 julho e 3 agosto

gualterianas

As tradicionais Festas de Guimarães voltam a sair à rua espalhando cor e animação pela cidade. De 31 de julho a 03 de agosto, Guimarães vibra com as Gualterianas que arrancam já esta sexta-feira com o tradicional Desfile de Grupos de Bombos. Ao longo destes dias não podia faltar música na Plataforma das Artes que, este ano, acolhe os concertos de Richie Campbell, Tiago Bettencourt e Marco Génio. Nesta edição das Gualterianas há ainda a emblemática Batalha de Flores. As festividades terminam com a habitual Marcha Gualteriana que percorre a cidade com os seus carros alegóricos.

As Festas da Cidade e Gualterianas abrem com o tradicional Desfile de Grupos de Bombos que inicia o seu percurso pelas ruas da cidade às 18h00 desta sexta-feira (31 de julho). Às 21h30, o Largo do Toural enche-se de cor e transforma-se em palco para o Festival Internacional de Folclore. Quem passear pelo Largo da Oliveira poderá ver o espetáculo de rua “Última Aduela”, da Companhia Erva Daninha. A primeira noite de Festas termina, às 22h00, na Praça da Plataforma das Artes e da Criatividade com o concerto de Richie Campbell que promete muita animação ao som da música reggae.

No sábado, 01 de agosto, a cidade volta a acordar bem cedo para mais um dia cheio de atividades. Às 10h00, as atenções viram-se para o Campo de S. Mamede que acolhe, mais uma vez, a já famosa Feira de Gado e Concurso Pecuário. Às 11h00, no Largo da Oliveira, há as Oficinas em Marcha, uma atividade dedicada às famílias. Às 17h00, as ruas da cidade enchem-se de alegria com a belíssima Batalha de Flores, evento acarinhado pelos vimaranenses e visitantes. À noite, às 22h00, Tiago Bettencourt visita a Plataforma das Artes e da Criatividade para um concerto, certamente, memorável. Nesta noite há ainda a Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina no Largo Condessa do Juncal; no Coreto do Jardim da Alameda há Cantares ao Desafio; e o Largo do Toural acolhe um concerto de Carlos Ribeiro. A segunda noite de Festas encerra na Alameda Alfredo Pimenta com o habitual fogo de artifício que encanta crianças e adultos.

No dia 02 de agosto, domingo, as Gualterianas retornam à cidade logo pela manhã. Às 11h00, o célebre Desfile de Charretes Antigas percorre as ruas de Guimarães e, às 12h30, a Igreja de S. Francisco acolhe as Festividades Litúrgicas em honra de S. Gualter. A partir das 17h00, a Majestosa Procissão de S. Gualter sai da Igreja de S. Francisco em direção às ruas da cidade. À noite, às 21h30, o Largo do Toural acolhe o Despique de Bandas com a presença da Banda Musical de Pevidém e da Banda Musical das Caldas das Taipas. A noite termina com mais música na Praça da Plataforma das Artes e da Criatividade com o concerto de Marco Génio.

Na segunda-feira, o Centro Equestre Loureiro Velho, em Fermentões, volta a acolher mais uma Corrida de Cavalos e, à noite, antes do momento alto das festividades, o Coreto do Jardim da Alameda recebe um concerto do Ensemble Harmonique de Rungis. Às 23h00, a tão aguardada Marcha Gualteriana encerra as Festas da Cidade. À semelhança dos últimos anos, será colocada uma bancada no Largo da Mumadona. Quem quiser desfrutar da Marcha Gualteriana com maior conforto poderá adquirir um bilhete, no valor de 7,50 euros, à venda no Centro Cultural Vila Flor, na Plataforma das Artes e da Criatividade e na Loja Oficina (Rua Rainha D. Maria II).

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments