Festas de São João com programação de seis semanas

são joão porto 2015

Foi ontem apresentada, na Alameda das Fontainhas, a programação das Festas de S. João para a cidade Invicta. São muitas as novidades e sublinhamos desde já o concerto na noite de São João, protagonizado por José Cid, nos Aliados. O arranque das festas será feito a 23 de maio e dura até 4 de julho. Serão ao todo seis semanas de programação contínuo.

As festividades alusivas ao São João terão início precisamente um mês antes da grande noite, ou seja, tudo começará a 23 de maio com o conhecido Desfile do Carro Elétrico. Com partida às 15h30 da Praça do Infante, o percurso será feito até ao Passeio Alegre com términos no ponto de partida. Um dos elétricos vai transportar o 1º Baile em Marcha. O dia encerra com uma largada de balões e com um concerto gratuito de Carlão na alameda das Fontainhas.

Ao todo a autarquia vai fazer mais de 200 iniciativas, espalhadas por toda a cidade. Este ano o São João volta à Rotunda da Boavista com muita animação e volta também às Fontainhas, lugar tão especial para estas festividades.

Do programa oficial destaques para a primeira edição do Mini NOS Primavera Sound, no Parque da Cidade, a 24 de maio. Este será um dia dedicado ao público infantil, com entrada gratuita, a duas semanas do Festival.

O Dia Mundial da Criança também está inserido na programação. Os Jardins do Palácio de Cristal voltam a ser palco para os mais novos, entre 30 de maio e 1 de junho. Este ano, o tema central das festas serão os 600 anos da Conquista de Ceuta.

Serralves em Festa será um dos pontos altos das Festas de São João. Dias 30 e 31 de maio terão 40 horas consecutivas de eventos gratuitos para públicos de todas as idades.

De 4 a 6 de junho haverá o NOS Primavera Sound no Parque da Cidade, já se sabe, mas o destaque vai para o Primavera Fontainhas. Será uma festa de abertura e boas-vindas do Primavera Sound, mas na Alameda das Fontainhas, a partir das 18h00 do dia 3 e com um warm-up de entrada livre.

Caixa Ribeira, um festival de fado, tem a sua primeira edição este ano, nos dias 12 e 13 de junho. Artistas como Camané, Carminho, Kátia Guerreiro, Gisela João, entre outros estarão espalhados por mais de 40 concertos divididos por 11 palcos na Ribeira. Este novo evento da cidade do Porto também tem honras de destaque na programação do São João.

A Avenida dos Aliados volta a receber concertos nesta quadra. De 19 a 23 de junho, voltam os Concertos na Avenida, com cinco concertos em português. D.A.M.A a dia 19, Rui Veloso no dia 20, os Deolinda marcam presença a 21 e António Zambujo toca a 22. Sempre com início às 22h00.

A noite de São João terá o tradicional fogo de artifício, lançado no rio Douro e ponte Luiz I. A partir das 01h00 tudo a rumar aos Aliados para ouvir o concerto de José Cid.

Destaque também para as Rusgas de São João que marcam o fim das festividades. Este ano o desfile parte do Terreiro da Sé em direção às Fontainhas, onde estará um júri para avaliar os participantes. Anunciada a rusga vencedora, o encerramento oficial dá-se com o Grande Arraial de São João, na Alameda das Fontainhas.

Saiba aqui toda a programação

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments