Feira Medieval de Leça do Balio promove os Caminhos de Santiago

hospitalarios 2015

Tem início na próxima quinta-feira, dia 10 de setembro, a décima edição de “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”. A zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio será o cenário desta Feira Medieval, que irá terminar dia 13 de setembro.

A recriação histórica “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” é lançada pela Câmara Municipal de Matosinhos, e é um dos maiores eventos do Concelho, tendo como objetivo promover os Caminhos de Santiago e divulgar o Mosteiro de Leça do Balio. Este lugar é um dos pontos de passagem da rota dos Caminhos de Santiago, classificados pela UNESCO como Itinerário Cultural da Humanidade.

Estão preparadas visitas guiadas ao local, mostra de trabalhos dos artesãosao vivo, espetáculos de teatro, música e torneios a cavalo. Como não podia deixar de ser, o público vai poder assistir ao circo de saltimbancos e malabaristas e vai ter a oportunidade de provar doces conventuais e comer nas tabernas.

O casamento do rei D. Fernando I com Dona Leonor Teles, celebrado em 1372 no Mosteiro de Leça do Balio vai ser reconstituido.

Saiba o programa para os quatro dias:

Quinta-Feira, 10 de setembro

17h00- Auto de abertura da Feira; Anúncio da visitação do prior da Ordem ao Mosteiro.

18h00- Animação Circense; músicos da Reino animam o recinto (Parque das Varas); Jogos para os Pequenos Infantes (Parque de Jogos); demonstrações de falcoaria e cetraria (Largo do Mosteiro).

19h00- Recriação histórica da Cerimónia do lava-pés (Largo do Mosteiro);

Saltimbancos, malabarismo e música (Mouraria); Os Histriões Acrobatas (Parque das Varas).

20h00- Demonstração de aves/falcoaria (Parque das Varas); malabarismo e acrobacias (Mercado); Os Bufarinheiros – teatro cómico (Largo do Mosteiro).

21h00- Torneio a Cavalo em preito de vassalagem a D. Fernando (Liça); música Moçárabe e o encantador de serpentes (Mouraria); Os místicos e divinos “Elfos” iluminam o Mosteiro (Largo do Mosteiro).

22h00- Concerto – Albaluna (Palco); treinos de armas dos Monges Guerreiros (Parque das varas); demonstração de falcoaria (Parque de Jogos).

22h30- Draco e Isolda – Os feiticeiros (Largo do Mosteiro e Mercado).

23h00- Músicos e malabares (Largo do Mosteiro); música, danças e folguedos (Mercado); Auto de Fé: juízo de heréticos e relapsos. Aplicação das penas na praça pública. (Largo do Mosteiro).

23h30- Cortejo de Ordenação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Mercado).

24h00- Cerimónia de Ordenação e Exaltação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Largo do Mosteiro).

01h00-Espetáculo de encerramento: A Chama da Fada – malabarismo com fogo (Largo do Mosteiro).

Sexta-Feira, 11 de setembro

12h00- Auto de abertura do mercado (Largo do Mosteiro); Fiscalização das Tavernas e vinhos pelo Almutacem; Certificação de Mesteirais e Mestre de ofícios e artes pelo Almoxarife (Mercado); Animação em arruadas pelo recinto.

13h00- Treino de armas dos Monges Guerreiros e dos novos Cavaleiros (Liça); As Bailias e as danças ao som da gaita-de-foles (Mercado).

14H00- Combate de jovens guerreiros (Parque de Jogos); Adestramento de Falcoaria para a caça Altaneira (Largo do Mosteiro); Animação pelo recinto – musica e malabarismo.

15H00- Música moçárabe, danças do ventre e a Arte do Encantador de Serpentes (Mouraria); Per Jocum – teatro cómico (Largo do Mosteiro); Os Músicos da Corte e o som da gaita-de-foles (Parque das Varas).

16H00- O Treino de armas dos Monges Guerreiros e jovens cavaleiros (Liça). Os Bobos Acrobatas (Largo do Mosteiro).

16H30- Demonstração de aves/falcoaria (Largo do Mosteiro); Bailias e folias pelo mercado.

17H00- Músicos e saltimbancos (Parque das Varas); Dança do Ventre e a Arte do Encantador de Serpentes (Largo do Mosteiro); Os músicos da corte deambulam pelo mercado.

18H00- Auto de Fé: juízo de heréticos e relapsos. Aplicação das penas na praça pública (Parque das Varas); Demonstração de armas e treino dos jovens infantes (Parque de Jogos); Os Bufarinheiros – A ronda das mezinhas – teatro cómico (Largo do Mosteiro e Mercado).

19H00- Per Jocum – teatro cómico (Parque de Jogos); Demonstração de aves/falcoaria (Parque das Varas); Os sons da Gaita-de-foles (Mouraria); O saltimbanco da Charneca (Mosteiro).

20H00- Os músicos do Reino de Granada e a Dança do Ventre (Largo do Mosteiro);

A Arte do encantador de serpentes (Largo do Mosteiro); Animação pelo recinto.

21H00- Torneio a cavalo em honra de D. Fernando I (Liça); Os Feitiços da Marioneta (Largo do Mosteiro).

22H00- Concerto “Al Folk” (Palco); Os Bufarinheiros – A ronda das mezinhas – teatro cómico (Parque das Varas).

23H00- Cortejo de Ordenação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Mercado).

23H30- Cerimónia de Ordenação e Exaltação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Largo do Mosteiro); Malabaristas de fogo ao som do rufar dos tambores (Parque das Varas).

24H00- Recriação da Lenda de Ferro Caldo (Largo do Mosteiro); A Arte das Danças do Ventre (Mouraria).

01H00- Encerramento: Solstício – Espetáculo de fogo (Largo do Mosteiro).

Sábado, 12 de setembro

12h00- Auto de abertura do Mercado (Largo do Mosteiro); Certificação de Mesteirais e Mestre de ofícios e artes pelo Almoxarife (Mercado); Animação em arruadas (Mercado); La Princese Josefine – a outra face da nobreza (Largo do Mosteiro).

13h00- Mostra de armas pelos Monges Cavaleiros e treino dos jovens cavaleiros (Parque de Jogos); As Bailias ao som da gaitade- foles (Mercado).

14h00- Treinos de armas da guarnição castrense (Parque das Varas); Adestramento de Falcoaria para a caça Altaneira (Largo do Mosteiro).

15h00- Mostra de armas dos Monges Guerreiros e treino dos jovens cavaleiros (Parque de jogos); Os Druidas (Largo do Mosteiro); Saltimbancos (Parque das Varas).

Dança do Ventre (Largo do Mosteiro); Demonstração de aves/falcoaria (Parque das Varas).

16h00- Teatro cómico de improviso (Largo do Mosteiro); Os músicos de Granada (Parque das Varas).

17h00- Saltimbancos (Parque das Varas); A Arte das Danças do Ventre e do Encantador de Serpentes (Largo do Mosteiro); Música em arruada.

18h00- Os Faunos (Largo do Mosteiro); Demonstrações de Falcoaria; Malabarismo e Acrobacias (Parque das Varas).

18h30- Auto de Fé: juízo de heréticos e relapsos. Aplicação das penas na praça pública (Largo do Mosteiro); Bufarinheiros – A ronda das mezinhas – teatro cómico (Mouraria).

19h00- Música ao som da gaita-de-foles (Mouraria); Saltimbanco da Charneca (Largo do Mosteiro). Per Jocum – teatro cómico (Parque das Varas).

20h00- Acrobacias (Mouraria); Teatro de improviso (Largo do Mosteiro).

21h00- Torneio a Cavalo em Honra de D. Fernando (Liça); Caminho de Santiago: Recriação da Peregrinação de Santo António do Telheiro ao Mosteiro de Leça do Balio*.

22h00- Per Jocum – teatro cómico (Largo do Mosteiro)

22h30- Concerto – “Jabardeus” (Palco)

23h00- Draco e Isolda, os Feiticeiros (Largo do Mosteiro)

23h30- Cortejo de Ordenação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Mercado); Música em arruadas (Mercado).

24h00- Cerimónia de Ordenação e Exaltação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Largo do Mosteiro); Teatro de improviso (Parque das Varas).

00h30- As Bailias e as danças ao som da gaita-de-foles (Parque das Varas); Dança do Ventre (Mouraria); A Arte do encantador de Serpentes (Mouraria);

01h00- Encerramento: “A Chama da Fada”- espetáculo de fogo (Largo do Mosteiro).

Domingo, 13 de setembro

12h00- Ronda pelo mercado dos Beleguins e Aguazis (Mercado); Música e arruadas (Mercado).

13h00- Treinos dos jovens Monges (Largo do Mosteiro); Acrobacias e malabarismo (Parque das Varas); Os Druidas (Largo do Mosteiro).

13h30- Adestramento de Falcoaria para a caça Altaneira (Parque de Jogos); O Rufo dos Tambores (Mouraria).

14H00- Os sons das flautas e pandeiros (Largo do Mosteiro); Mostra de armas dos Monges Guerreiros; Per Jocum – teatro cómico (Parque das Varas).

15H00- A Arte da dança do ventre e do encantador de Serpentes (Parque das Varas);

Demonstrações de Falcoaria (Largo do Mosteiro).

16h00- O Rufar dos Tambores (Parque das Varas); Malabarismo (Largo do Mosteiro).

Per Jocum – teatro cómico (Largo do Mosteiro).

17h00- Recriação histórica do “Casamento de D. Fernando e D. Leonor”. Os Leprosos visitam o mercado (Mercado).

18h00- Demonstração de aves/falcoaria. (Parque das Varas); Dança do Ventre (Mouraria); A Arte do Encantador de Serpentes (Mouraria).

19h00- Torneio a Cavalo (Liça); Os Leprosos visitam o Mercado (Largo do Mosteiro).

20h00- Gaitas e tambores (Mouraria); Saltimbanco da Charneca (Largo do Mosteiro); Os Bobos Acrobatas (Parque das Varas).

21h00- Concerto “Corna Lusa” (Palco); Rufos de tambores (Mouraria); Cetraria e Falcoaria (Parque das Varas).

21h30- Cortejo dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Mercado). Per Jocum – teatro cómico (Parque das Varas)

22h00- Encerramento: Demuus – espetáculo com fogo (Largo do Mosteiro).

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments