Fantasporto: O que esconde a porta da casa ao lado?

Está encontrado o “filme fofinho” deste 36.º Fantasporto: 'Just Jim'.

Está encontrado o “filme fofinho” deste 36.º Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto. ‘Just Jim’ tem ar de comédia e cumpre a missão, mas convida a uma introspeção: até que ponto conhecemos alguém que pode ser nosso colega ou até um irmão?

O jeito desajeitado de Jim, um jovem galês de 17 anos (ou 16, segundo os pais!), conquista de imediato o público. Embora a timidez do adolescente tenha sido levada ao extremo (para justificar não ter amigos, que influencia todo o enredo), há sempre um momento em que nos revemos.

Disposto a conquistar Jackie, cujo cabelo rosa (e na plateia havia duas ou três adolescentes que poderiam entrar nessa competição) faz sobressair ainda mais as sardas, Jim segue os ensinamentos de um James Dean que acaba de mudar-se para a casa ao lado.

O avançar do filme leva Jim a questionar-se sobre até onde pode ir para se tornar popular, mas como é que um adolescente pode conhecer os limites se não tem pais, irmã (mais velha) ou amigos que o orientem?

Não foi à toa que ‘Just Jim’ entrou na seleção do Festival de Odessa e o final está tão bem enquadrado que permite várias interpretações.

Jornalista convidado: João Miguel Ribeiro

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments