Exponor recebe Export Home

export home

Feira profissional do sector com mais de uma centena de expositores, entre quarta-feira e sábado na Exponor

A partir de amanhã e durante quatro dias, mais de uma centena de produtores nacionais dos sectores de mobiliário e iluminação mostram na Exponor, em Leça da Palmeira, Matosinhos, as criações e as marcas com que se têm reposicionado, com êxito, no mercado global e feito aumentar as exportações.

No ano passado, os dois sectores juntos venderam no exterior quase 1,5 mil milhões de euros, segundo os dados oficiais relativos ao comércio internacional divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística.

Só em móveis, colchões e estofos, Portugal exportou 1,38 mil milhões de euros em 2014, o que faz do sector de mobiliário e colchoaria um dos que melhores taxas de cobertura das exportações pelas importações apresenta na nossa economia real. Tal indicador chegou aos 238% no ano passado, mesmo com as importações (582 milhões de euros) a registar um crescimento superior ao das vendas ao estrangeiro face a 2013: 16% versus 13%. O saldo da balança comercial sectorial é, há vários anos, superavitário e atingiu os 806 milhões de euros no último ano.

É este dinamismo exportador e o resultado das apostas no design e em novos materiais que evidenciará a 26.ª edição da Export Home – Mobiliário, Iluminação e Decoração, a maior feira profissional de ‘homeware’ que se realiza em Portugal. “A nossa indústria está no mercado global com o orgulho de ser português e a feira vai espelhar isso mesmo”, salienta António Proença, o diretor do certame.

Ao cabo de 26 anos – enfatiza –, a Export Home assume-se hoje como uma mostra de tendências, alinhada com os desafios da internacionalização que a indústria e as marcas portuguesas estão a superar com sucesso. Continua a fazer sentido e a ser um veículo importante na promoção da nossa ‘fileira casa’ e na afirmação das suas competências exportadoras”.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments