O espanhol Jonathan Castroviejo (Movistar Team), campeão europeu de contrarrelógio, venceu hoje a terceira etapa da Volta ao Algarve, um exercício individual de 18 quilómetros, que levou o esloveno Primoz Roglic (Team Lotto NL-Jumbo) ao topo da classificação geral.

A chamada “prova da verdade”, disputada em Sagres, no mesmo percurso que acolheu o contrarrelógio da edição anterior da corrida, permitiu a Jonathan Castroviejo estrear a camisola de campeão da Europa, afirmando-se como um dos melhores especialistas mundiais na disciplina.

O campeão europeu cumpriu os 18 quilómetros em 21m24s, melhorando 10 segundos quanto ao registo pessoal do ano anterior. O campeão mundial, Tony Martin (Team Katusha Alpecin), foi mais uma vez segundo em Sagres, com 21m28s, um desempenho 26 segundos pior do que o conseguido há um ano. O terceiro no contrarrelógio desta sexta-feira foi o esloveno Primoz Roglic, a 5 segundos do primeiro classificado.

“Quase todos os anos corro aqui no Algarve e já procurava aganhar há algum tempo. Reconheci o percurso e as sensações foram boas ao longo de todo o contrarrelógio. Em todos os contrarrelógios que corri em 2016 fiquei no Top 4. Ganhar no começo da temporada a estes rivais é muito importante. O meu rendimento na Fóia foi bastante bom e isso dá-me moral para disputar as provas de uma semana. A geral da Volta ao Algarve não está ainda decidida. O Malhão é uma subida muito explosiva e acabando aí a Volta ao Algarve cada um irá ao seu limite”, declarou o vencedor da etapa.

Jonathan Castroviejo

O terceiro lugar na etapa permitiu a Primoz Roglic, campeão esloveno de contrarrelógio, conquistar a Camisola Amarela Turismo do Algarve, assumindo-se como o principal candidato à conquista da 43.ª Volta ao Algarve. O polaco Michal Kwiatkowski (Team Sky) ascendeu à segunda posição e é o mais sério candidato a destronar Roglic. Jonathan Castroviejo é o terceiro da geral, a 36 segundos.

“Na Fóia o Daniel Martin levou a melhor. Sou tido como um especialista no contrarrelógio mas quero ser mais do que isso. Para já quero discutir as provas de uma semana. Irei defender a camisola amarela. Conheço bem a subida ao Malhão e será um dia difícil, mas conto com o apoio dos meus colegas de equipa. Cada um dará o seu melhor, eu e os meus adversários, mas, no final, espero salvaguardar a liderança”, afirmou o novo comandante.

O irlandês Daniel Martin (Quick-Step Floors) foi incapaz de defender a liderança, fazendo o 74.º tempo no contrarrelógio, descendo para o sexto posto da geral, a 1m31s do sucessor. Segura, como consolação, a Camisola Vermelha Cofidis, dos pontos, e a Camisola Azul Liberty Seguros, da montanha.

O belga Tiesj Benoot (Lotto Soudal) deu mais um passo para ser, pelo segundo ano consecutivo, o melhor jovem da competição, segurando a Camisola Branca Sicasal. A Movistar Team venceu coletivamente a etapa e saltou para o comando da tabela por equipas.

A Volta ao Algarve prossegue neste sábado com a disputa da quarta etapa, a mais longa ligação da corrida, 203,4 quilómetros entre Almodôvar e Tavira. Espera-se que seja a segunda oportunidade para os sprinters brilharem, antevendo-se novo duelo entre os homens mais rápidos do pelotão, numa cidade de Tavira que acolhe a caravana sempre de forma calorosa.

Classificações

3.ª Etapa/3rd Stage: Sagres – Sagres, 18 km

1.º Jonathan Castroviejo (Movistar Team), 21m24s (50,467 km/h)

2.º Tony Martin (Team Katusha Alpecin), a 4s

3.º Primoz Roglic (Team Lotto NL-Jumbo), a 5s

4.º Michal Kwiatkowski (Team Sky), mt

5.º Lars Boom (Team Lotto NL-Jumbo), a 11s

6.º Arnaud Démare (FDJ), a 12s

7.º Alex Dowsett (Movistar Team), a 16s

8.º Edvald Boasson Hagen (Team Dimension Data), a 20s

9.º Nelson Oliveira (Movistar Team), mt

10.º Tony Gallopin (Lotto Soudal), a 21s

 

Geral/Overall

1.º Primoz Roglic (Team Lotto NL-Jumbo), 9h36m29s

2.º Michal Kwiatkowski (Team Sky), a 22s

3.º Jonathan Castroviejo (Movistar Team), a 36s

4.º Tony Gallopin (Lotto Soudal), a 55s

5.º Luis León Sánchez (Astana), a 59s

6.º Daniel Martin (Quick-Step Floors), a 1m31s

7.º Tony Martin (Team Katusha Alpecin), a 1m40s

8.º Tiesj Benoot (Lotto Soudal), a 1m49s

9.º Amaro Antunes (W52-FC Porto), a 1m54s

10.º Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), a 1m56s

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments