Ester Alves e Carlos Sá correm na Costa Rica 230 kms

Ester Alves e Carlos Sá abrem a época na Costa Rica e desafiam a selva ao longo de 230 km em 6 dias.

A investigadora em medicina e ultra maratonista de montanha, Ester Alves, está de partida para a Costa Rica para enfrentar o primeiro desafio do ano, o The Coastal Challenge que terá lugar entre 13 e 20 de fevereiro. Esta prova é um verdadeiro teste à resistência mental dos atletas que terão pela frente 6 etapas em 6 dias, e 230 quilómetros com 10 000 metros de desnível ao longo da costa do Pacífico tropical da Costa Rica.

A selva deste país na América Central já foi desbravada por alguns dos melhores trail runners do mundo, como o português Carlos Sá que em 2014 alcançou o 6º lugar. Este ano Carlos Sá vai tentar fazer ainda melhor, mas irá acompanhado pela atleta da Salomon Suunto Portugal, Ester Alves.

A Campeã Nacional de Ultra Trail e Skyrunning, já tem muita experiência nas provas internacionais, mas esta será diferente, já que Ester nunca correu em ambiente tropical e no continente americano. Leva na bagagem a segurança de ir acompanhada pelo seu mentor e a ansiedade em relação aos animais da floresta que não conhece, especialmente as aranhas.

“Fiquei encantada com o convite da organização e aceitei imediatamente por ser uma experiência totalmente nova para mim. Iniciar a época numa prova que tem fama de ser das mais selvagens do planeta será um grande teste ao que posso esperar nesta época. Ir com o Carlos Sá dá-me segurança pois é um dos principais responsáveis pela minha evolução e com quem aprendo imenso.”

créditos: Ian Corless
créditos: Ian Corless

A The Coastal Challenge tem lugar desde 2004 e o seu percurso é desenhado dentro e fora de Talamanca, uma cordilheira costeira no canto sudoeste do país.

Os atletas partem da cidade de Quepos e terminam no Parque Nacional Corcovado, Património Mundial da Unesco.

Além da prova principal – Expedition Category – 230 km, existe ainda a Adventure Category com 155 km e ambas podem ser disputadas individualmente ou em equipas de 3 a 6 elementos.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments