Ester Alves conquista título Nacional de Skyrunning

Ester Alves foi a 2ª mulher a cortar a meta e sagra-se campeã nacional em ultra maratona de Skyrunning.

Ester Alves com Stevie Kramer
Ester Alves com Stevie Kramer

Ester Alves da equipa Salomon Suunto Portugal foi a segunda mulher a cortar a meta (8h14), e sagrou-se campeã nacional na distância de ultra maratona de Skyrunning. Em terceiro lugar ficou Lúcia Franco com 9h01. A grande vencedora foi a americana Stevie Kramer, também da Salomon Internacional, cortando a meta em 7h33.

Integrada nas Skyrunner® National Series Spain, Andorra & Portugal, e apoiada pela Salomon, a Ultra SkyMarathon® Madeirarecebeu um elenco de luxo na sua 2ª edição. Ricky Lightfoot da Salomon Internacional venceu a prova principal (55km e 4000 m D+). O Inglês cortou a meta após 6h09.

Ester Alves fez a prova a perseguir Stevie Kramer até à subida do Pico Ruivo mas foi nessa altura que perdeu terreno para a americana que segundo Ester faz muito bem as subidas. “Foi uma prova mais dura que o ano passado, choveu durante toda a noite deixando o piso lamacento e perigoso, não criei muitas expetativas, pois estão aqui as maiores estrelas da modalidade. Estou feliz com o resultado”

A americana da Salomon Internacional e campeã do mundo de Skyrunning, não está habituada a fazer provas com mais de 42km, pelo que a parte parte final do percurso, lhe causou algum sofrimento.

O vencedor foi o inglês Ricky Lightfoot da equipa Salomon Internacional, e campeão do mundo de Trail Running, que apesar de alguns incidentes com as árvores do percurso, completou a prova  em apenas 6h09. O espanhol Clemente Mora alcançou o 2º lugar (6h17) e em 3º ficou Nuno Silva (6h24), que embora tivesse feito a maior parte da prova à frente do espanhol, perdeu perdeu terreno nos quilómetros finais.

Este evento contou ainda com a Santana Sky Race de 21 km, que teve inicío às 9h e ofereceu aos participantes uma verdadeira experiência de Skyrunning. O vencedor foi Marco Silva que apenas precisou de 1h53 para percorrer os 1350 metros de D+ que a prova oferecia, seguido de Leonardo Diogo (1h57), e Jorge Pimenta com o mesmo tempo. As vencedoras foram Carla Leite (2h48), seguida de Sandra Teixeira (2h53) e Elizabete Lima (2h57)

Hoje terá lugar a Mini Sky Race (MSR 13km 400m D+), um desafio para descobrir a natureza de Santana, em especial a floresta Laurissilva, património mundial pela Unesco. Cada um ao seu ritmo a Mini Sky Race é uma excelente oportunidade para desfrutar dos trilhos e vivenciar um pouco da modalidade. Partida aos 700 metros de altitude, com passagem na zona do Pico

O organização, o Clube Aventura da Madeira em parceria com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, estão satisfeitos com o resultado desta 2ª edição, que já é uma referência nacional da modalidade de skyrunning.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments