“Dueto improvável” no Visionarium: Mixologia Molecular & Investigação Criminal

Curso de Mixologia – Foto: DR

Ao longo do mês de Novembro, numa extensão temporal que entra também por Dezembro, o Visionarium está a promover duas atividades que se destinam ao público em geral (maiores de 16 anos). Os temas a versar são a Mixologia Molecular e a Investigação Criminal. As referidas ações estarão disponíveis para realização, desde que haja um número mínimo de 15 participantes.

Deste modo, a 10 e a 24 de Novembro decorrerá o primeiro destes desafios: o da Mixologia Molecular. Saborear um cocktail é sempre uma experiência que se recomenda e é um hábito crescente entre os apreciadores de bebidas. O repto lançado aos eventuais interessados é o de conhecer in loco a combinação de diferentes sabores, aromas, texturas e efeitos e isso só é possível conhecendo as propriedades das substâncias que estamos a misturar.

A sugestão feita aos participantes passa ainda, neste domínio, por virem aprender como é possível alterar o estado molecular dos diversos ingredientes (aquilo a que vulgarmente se denomina por teoria da desconstrução) para promover uma experiência sensorial em regime exclusivo.

A mixologia molecular teve por génese a estratificação de bebidas e incidiu muito sobre aspetos como a densidade e a viscosidade. Na atualidade, a mixologia molecular trabalha, na essência, com as propriedades físicas de uma bebida. E é isso que se vai perceber através da conceção de cocktails. B 52, caipirinha, mojito e cuba libre são algumas das possibilidades.

Já estão prontos para atirar o shaker ao ar e servir umas deliciosas bebidas?

E se a vontade passar por ser investigador criminal, esta é a atividade ideal. A sessão sobre Investigação Criminal decorre nos dias 17 de Novembro e 1 de Dezembro. Duas hipóteses para a mesma atividade, como no caso da Mixologia Molecular.

Laboratório – Foto: DR

Os participantes são confrontados com a ocorrência de um crime em pleno Visionarium. Na presença de todos os elementos do crime, aqueles que o vão desvendar, (in)vestidos da condição de investigadores criminais, vão igualmente deparar-se com um enredo empolgante num cenário misterioso. Uma vítima e uma lista de suspeitos farão deste crime terrível um intrigante mistério policial. Só mesmo uma equipa de corajosos e persistentes peritos forenses conseguirá chegar ao cerne do crime e aos responsáveis pelo mesmo.

Há dados que permitirão auxiliar esses profissionais da investigação a chegar a conclusões: o relatório de autópsia revela factos extremamente estranhos e perturbadores que induzem a posteriores procedimentos, como é o caso de diversos tipos de perícias: identificação de sémen, deteção de um tóxico por espectrofotometria, deteção de impressões digitais, análise balística e análise de pelos.

Emoção, aventura e descoberta à boleia da Ciência. O convite agora… é mesmo para vir resolver o mistério…

Preços

Curso de Mixologia Molecular

Preço: 25€/pax
Horário: 10H00 – 17H00
Nº mínimo de participantes: 15
Nº máximo de participantes: 30

Curso de Investigação Criminal

Preço: 25€/pax
Horário: 19H00 – 12H00
Nº mínimo de participantes: 15
Nº máximo de participantes: 30

Reservas:
E-mail:lftavares@aeportugal.com
Tel. 256 370 634/09

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments