dica: uma tortilha

Sabia que…!

A tortilha espanhola ou simplesmente tortilha é uma espécie de omelete, feita com ovos e batatas fritas.É comum levar cebolas, dependendo da região onde é feita.

As batatas devem ser cozinhadas lentamente primeiro no óleo ou azeite, para que enxarquem e amoleçam, dando a consistência ideal para o prato.

Como quase todo prato típico, existem muitas variações possíveis, como por exemplo acrescentar pimentão verde, linguiça, cogumelos, etc. Uma variante comum é a tortilha à paisana que também leva chouriço, pimentões vermelhos e ervilhas.

Já existem inclusive receitas de tortilhas para veganos (que não consomem produtos de origem animal), que leva uma mistura de polvilho doce e água (clara) + Amido de Milho (gema) em vez de ovos para dar liga à receita.

Em Madrid se oferece também uma variante conhecida por tortilha brava que leva um tempero picante à base de páprica. Na Argentina são comuns também tortilhas com acelga e espinafre. Há uma receita semelhante na culinária suíça, chamada rösti, diferenciando-se da tortilha apenas por conter mais batatas e ser assada após frita…assim se come…!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments