O programa municipal Cultura em Expansão está a chegar ao fim da quarta edição e termina em festa com espetáculos que apresentam o resultado de mais um ano, já no próximo fim de semana, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli.

A tarde de sábado, dia 16, é dedicada ao cineclubismo e ao projeto Nove e Meia – Cineclube Nómada que, entre maio e dezembro, organizou oficinas de iniciação ao cinema para jovens de duas instituições da cidade – Lar Nossa Senhora do Livramento e Colégio Barão Nova Sintra. A partir das 16 horas, com acesso livre, será exibido em estreia o trabalho dos novos realizadores e técnicos de cinema.

No domingo, dia 17, é também com cinema que começa o programa de encerramento do Cultura em Expansão, mas desta vez com a estreia mundial do novo filme de João Salaviza e Ricardo Alves Jr.. A dupla de realizadores foi convidada pela Câmara do Porto e realizou na cidade uma residência artística para produção de uma curta-metragem. As narrativas e fragmentos de intimidade que encontraram no território escolhido – o Bairro do Aleixo – transformaram-se na matéria de um filme por eles realizado e intitulado “Russa”, que será exibido às 16 horas no Auditório Isabel Alves Costa.

Pouco depois, pelas 17 horas, chega ao palco principal do Rivoli o emblemático projeto de intervenção social e artística que a Câmara do Porto lançou em 2015 no Bairro do Cerco: o Oupa!. Depois de Ramalde, no ano passado, o Oupa! foi desta vez desenvolvido nos bairros da Freguesia de Lordelo por uma equipa de peso: Capicua e D-One (direção musical), André Tentúgal e Vasco Mendes (vídeo), Tiago Espírito Santo, Patrícia Costa e Pedro Nascimento (coordenação e produção).

Os seis meses de residência artística com jovens do bairro em oficinas de escrita, produção musical, vídeo, performance, promoção e produção de espetáculos, para estimular espirito do it yourself e promover o sentimento de pertença (ao bairro e à cidade), resultam agora no grande espetáculo do Oupa!, que ocupa o Auditório Manoel de Oliveira no final da tarde de domingo para mostrar como a Cultura está cada vez mais em Expansão pelo Porto, cruzando palcos, artistas e públicos.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments