Combustíveis: marcas brancas e premium, “é tudo igual ao litro”, diz a DECO

Afinal o gasóleo de marca, ou marca “premium” e de marca branca “é tudo igual ao litro”. Esta conclusão é feita pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, depois de ter testado quatro marcas de combustíveis: Galp Gforce, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché – líderes de mercado nos seus segmentos, em outros tantos automóveis.

Este teste foi feito durante um mês no autódromo, por quatro pilotos profissionais. Depois os motores foram desmontados e as peças enviadas para laboratórios certificados no estrangeiro. O resultado é de que os consumos foram “muito idênticos”.

De acordo com a conclusão avançada no site da Associação de Defesa do consumidor, “se o impacto é igual, porquê pagar mais?” e vão mais longe ao afirmar que “a diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma ação enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal. As promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior proteção do motor com poupanças futuras não passam de marketing para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro”, concluem.

A Deco já fez saber que vai denunciar este caso às autoridades e fazer chegar um abaixo-assinado ao Ministério da Economia, que já pode ser subscrito em www.igualaolitro.pt.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments