A cidade do Porto acaba de ser nomeada para “Melhor Destino Europeu 2017”. O Porto – que concorre, este ano, com mais 19 cidades europeias, entre elas Paris, Madrid, Barcelona ou Milão – quer voltar a arrecadar o título, contando, para tal, com o envolvimento e com o voto de todos. As votações europeias acabam de arrancar, decorrem até ao meio dia de 10 de fevereiro e podem ser realizadas on-line em www.voteporto.com, num processo muito simples, que dispensa registo.

A história e identidade da cidade, os seus ex-libris, o rio Douro e a gastronomia surgem como alguns dos aspetos que mais contribuíram para que o Porto fosse, uma vez mais, nomeado. Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que a cidade é um destino cada vez mais procurado – nomeadamente para viver e trabalhar – e que o número de turistas que visitam a cidade aumenta de ano para ano.

Os dados relativos a 2016 indicam que este foi o melhor ano de sempre para o Turismo e reforçam o enorme impacto positivo deste setor na divulgação nacional e internacional do Porto e Norte de Portugal, na criação de empregos, na consolidação económica, no combate à sazonalidade e na injeção de capital privado na economia local. Relativamente à nacionalidade de quem visita a cidade, em primeiro lugar surgem os portugueses (28 por cento), logo seguidos pelos espanhóis e franceses (16 e 10 por cento, respetivamente), mas o Porto é claramente um destino cada vez mais transversal e procurado por turistas de diferentes origens.

Pedro Abrunhosa e Rúben Neves são embaixadores da campanha

Por forma a potenciar as votações no Porto, a única cidade nacional a concurso, arranca hoje uma campanha que conta com um conjunto alargado de parceiros institucionais, entre os quais se destaca o Futebol Clube do Porto, a Fundação de Serralves, a Casa da Música, o Teatro Nacional São João ou a Metro do Porto, entre muitas outras entidades que aceitaram promover esta campanha, que conta igualmente, com um leque alargado de personalidades da cidade que se assumem como embaixadores. Pedro Abrunhosa, Miguel Araújo, Katty Xiomara, Rúben Neves, Sara Moreira e Júlio Magalhães são apenas alguns desses nomes. Mas “Vote Porto.” é mais que uma campanha pela região. É uma ação pelo turismo nacional, que surge cada vez mais como um setor vital para a economia portuguesa.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments