A cidade de Matosinhos irá ter a partir desta sexta-feira, 18 de novembro, um novo espaço denominado ESAD IDEA, resultado de um protocolo entre a Câmara Municipal de Matosinhos e o Centro de Investigação da Escola Superior de Artes e Design (ESAD IDEA).

Este novo equipamento é o terceiro a fazer parte de uma estratégia “de afirmação do design”, que pretende captar empresas e residentes mais qualificados “para a melhoria da qualidade de vida e para a afirmação de Matosinhos”. Os outros dois pólos já existentes são a Incubadora de Design do Mercado de Matosinhos e a Casa do Design.

A inauguração será às 18h00 e para além da inauguração do próprio espaço renovado, haverá uma exposição denominada “Playtime: Design Industrial para a Vida Moderna”, com curadoria de Maria João Baltazar e José Bártolo. Esta exposição é composta por um conjunto de peças emblemáticas da história do design industrial da segunda metade do século XX, confrontando o visitante com a inovação tecnológica, a simplicidade formal dos diversos objetos e a empatia que estes suscitam no utilizador. Com curadoria de Maria João Baltazar e José Bártolo, a exposição reúne mais de 150 objetos e estará patente até 27 de janeiro. Para além da presença de Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, estará presente na cerimónia o primeiro-ministro António Costa.

Este novo espaço ocupa os antigos edifícios da Caixa Geral de Depósitos e da Casa de Crédito e Previdência, na Rua Brito Capelo, 243, um projeto de 1937 do arquiteto Manuel Fernandes de Sá.

A requalificação, da responsabilidade da arquiteta Maria Milano, foi orçada em 750 mil euros, comparticipados por fundos comunitários.

Este projeto faz parte de uma estratégia conjunta entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a ESAD para apresentar uma candidatura de Matosinhos à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, a concretizar-se em 2017.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments