Casamento homossexual: França dá um passo em frente

Parlamento francês
Parlamento francês

O Parlamento da França é o órgão legislativo da França composto pela Câmara alta, o Senado da França e pela Câmara baixa, a Assembleia Nacional Francesa.

Neste caso foi a Câmara baixa do parlamento francês que aprovou um projecto de lei abrangente para legalizar o casamento gay, e também permitir que casais do mesmo sexo adoptem crianças.

Após algumas tentativas dos Socialistas do presidente francês François Hollande terem tentado ‘empurrar’ a medida através da Assembleia Nacional e colocar a França no caminho certo para se juntar às doze nações, na sua maioria europeias, que já legalizaram o casamento e os direitos de adopção aos homossexuais, a medida foi aprovada hoje (12 Fevereiro 2013).

Presidente francês François Hollande
Presidente francês François Hollande

Em votação 329 para 229, esta medida vem deitar por terra uma série de manifestações das últimas semanas de todos aqueles que se opõem ao ‘casamento para todos’, como aliás se pode constatar pelos cartazes que estes empunharam com tanta veemência:  “O casamento entre pessoas do mesmo sexo é insidioso e perigoso, e é uma aberração”.

Manifestação francesa contra o casamento homossexual
Manifestação francesa contra o casamento homossexual

Contudo as pesquisas mostram que a maioria dos franceses apoiam a legalização do casamento gay, apesar de que todo este apoio enfraquece quando o assunto é a adopção de crianças.

A Assembleia tem vindo a debater o projecto de lei, e tem vindo, também a votar nos seus artigos individuais nestas últimas semanas. O projecto de lei geral segue agora para o Senado, que também é controlado pelos socialistas e os seus aliados.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments