Carros para todos os gostos na Expo Clássicos de Guimarães – com fotos

Organizado pela Tempo Livre e pelo CAAG – Clube de Automóveis Antigos de Guimarães, a Expo Clássicos – 8º Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães preencheu todos os espaços disponíveis do Multiusos de Guimarães, registando nos dias 24 e 25 de outubro uma excelente adesão de público, superior a 10 mil entradas.

Na Expo Clássicos foram apresentados alguns autocarros únicos no país e para tornar possível esta exposição a organização contou com o apoio e consultoria da Arriva Portugal, da ANTROP – Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (que realiza o seu forum nacional em Guimarães, na mesma data), “Viagens Pinto Lopes”, da STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, da CaetanoBus, dos clubes, dos museus e dos coleccionadores particulares.

Além da Mostra de Transportes Públicos de Passageiro– em que se apresentou um conjunto único de relíquias – foram assinaladas efemérides de marcas e modelos que completam 30, 40, 50 ou 60 anos de idade – Renault 5 GT Turbo (30 anos), Jaguar XJS, BMW Série 3 E21 (40 anos), Fiat 1100 Tv Transformabile (Spider) (60 anos).

Os expositores (comércio de peças, motociclos e velocípedes com e sem motor, automobilia) preencheram as galerias do primeiro piso do Multiusos de Guimarães, tendo o certame contada ainda conta com a realização de passeios e concentrações de clubes de automóveis e motos antigos de diferentes pontos do país – Carochas do Berço, Vespa Clube de Guimarães, Clube de Motorizadas Antigas de Guimarães e Bicavalaria do Minho.

A par da exposição de autocarros clássicos foi apresentada uma colecção ímpar de cerca de 200 imagens que ilustra mais de 40 anos de transporte rodoviário de passageiros em Portugal. As imagens são da autoria de Marco António Lindo, Ron Philips, Bruce Tylley, Geofrey Morant, Andrew Johnson e Henrique Neves. Um contributo ímpar que permitiu a conhecer a história dos transportes de passageiros no nosso país e como este acompanhou a evolução do setor em sintonia com o que ia sucedendo na Europa.
(Fotos: DR)

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments