BTT: David Vaz e Ana Rita Vale venceram o Raid do Facho

 

David Vaz e Ana Rita Vale, Campeão Nacional e Vice-Campeão do Minho de Maratonas, venceram em elites o Raid do Facho – Maratona de BTT Solidária, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCM – Arrecadações da Quintã. A maratona conheceu ainda os seguintes vencedores: Carlos Rocha (master 30), João Teixeira (master 40), Carlos Lima (master 50), Raquel Marques (master femininas), Ricardo Gomes (paraciclismo) e a Saertex Portugal / Edaetech (equipas). Na vertente de lazer, venceram em termos absolutos Hélder Santos e Maria de Fátima Melo (maratona) e Sérgio Fernandes e Marlene Seara (meia-maratona).

Evento de referência no panorama do BTT promovido em Barcelos pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz e pela Associação de Ciclismo do Minho, o 6º Raid do Facho – Maratona de BTT Solidária foi a segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCM – Arrecadações da Quintã, depois da disputa em março da Maratona BTT de Viana (Taça de Portugal XCM e Campeonato do Minho).

Com um percurso diversificado e transversal às múltiplas preferências dos participantes, o Raid do Facho decorreu por freguesias do concelho de Barcelos e localidades limítrofes, englobando um traçado entre os vales do rio Neiva e do rio Cávado, entre as cidades do Galo e dos Arcebispos, onde a História e a Natureza convivem mutuamente. O Monte do Facho, coroado pelo santuário homónimo, foi o centro nevrálgico do evento, fazendo jus à designação da iniciativa.

Na vertente de competição do Raid do Facho – Maratona de BTT Solidária venceu o minhoto David Vaz (Saertex Portugal / Edaetech), Campeão Nacional de BTT Maratonas 2014 (Elites), que chegou à linha da meta isolado depois de ter atacado a cerca de 20 quilómetros do final do percurso. O segundo e terceiro lugares foram discutidos entre José Rodrigues (F. C. Famalicão / Bike Zone / Soniturismo) e José Gonçalves (Caja Rural /Seguros RGA), respetivamente, Campeão do Minho de BTT Maratonas e ciclista profissional de estrada e barcelense que despontou para o ciclismo na ACR de Roriz. José Rodrigues foi mais rápido na parte final da Maratona e garantiu o segundo lugar com uma curta vantagem em relação a José Gonçalves.

Ana Rita Vale (Batotas / Ponte de Lima), em elites femininas, venceu destacada a segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCM – Arrecadações da Quintã, terminando nas posições seguintes Joana Moreira (ASC / Focus Team – Vila do Conde) – Campeã Nacional de BTT Cross Country (sub-23) – e Leandra Gomes (Batotas / Ponte de Lima).

Em master 30, Carlos Rocha (Saertex Portugal / Edaetech), Campeão do Minho de BTT, ganhou o Raid do Facho – Maratona de BTT Solidária, enquanto José Lourenço (Individual) e Humberto Castro (F. C. Famalicão / Bike Zone / Soniturismo) terminaram em segundo e terceiro lugares.

João Teixeira (SAERTEX Portugal / Edaetech) foi o melhor atleta de master 40, seguindo-se na classificação Rodolfo Lopes e Rui Anjos, ambos da equipa EDV-VianaCycles/ EntrePortas/ MyPharma.

O minhoto e Campeão Nacional de BTT maratonas em masters 50, Carlos Lima (EDV-VianaCycles/EntrePortas/MyPharma) foi o mais rápido a efetuar o percurso do Raid do Facho – Maratona de BTT Solidária, garantindo o primeiro lugar do pódio à frente de João Amaro (Bicicletas Lavarinhas) e Agostinho Rodrigues (ASC / Focus Team – Vila do Conde).

Raquel Marques (ASC / Focus Team – Vila do Conde) foi a melhor atleta veterana, seguindo-se na classificação Marina Leitão (SAERTEX Portugal / Edaetech) e Liliana Lopes (ASC / Focus Team – Vila do Conde).

Na classificação por equipas, a formação minhota Saertex Portugal / Edaetech, Campeã Nacional de BTT Maratonas, foi a vencedor do Raid do Facho – Maratona de BTT Solidária, terminando em segundo a ASC / Focus Team – Vila do Conde e em terceiro a EDV-VianaCycles/EntrePortas/MyPharma.

Na vertente de lazer, os vencedores absolutos da maratona foram Hélder Santos e Maria de Fátima Melo (maratona) e da meia maratona Sérgio Fernandes e Marlene Seara (meia-maratona).

A próxima etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM – Arrecadações da Quintã será a 2ª Maratona Limiana agendada para o dia 7 de junho (inscrições abertas em www.classificacoes.net) seguindo-se depois a Maratona BTT de Paredes de Coura (26 de julho) e a Maratona BTT – Berço do Alvarinho (Monção, 4 de outubro).

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments