“American Way” da Jangada Teatro em estreia no Festival Internacional das Artes do Espetáculo

jangada teatro

A Barraca, Teatro Art’Imagem, Teatro das Beiras, Ilha D’Arte, Peripécia Teatro e Rita Red Shoes figuram no cartaz 15º Festival Internacional de Artes do Espetáculo

É um programa em cheio aquele que o Folia – 15´ Festival Internacional das Artes do Espetáculo oferece ao público, entre os dias 24 de abril e 2 de maio, no Auditório Municipal de Lousada. Na essência é o décimo quinto episódio de um certame artístico cuja teimosia é pugnar pela descentralização cultural (uma espécie de ‘confronto’ com a ‘zona de conforto’ urbana do espectador).

No cardápio da programação figuram companhias há muito confirmadas no panorama teatral lusitano, como são os casos d’ A Barraca (Lisboa), Teatro Art’ Imagem (Porto), Teatro das Beiras (Covilhã) ou da Peripécia Teatro (Vila Real). Esperam-se ainda boas surpresas de Cabo Verde, através dos Craq’ Otchord e da Ilha D’Arte de Lisboa.

Teatro das Beiras
Teatro das Beiras

Mas o(a) ‘Folia’ não se faz apenas com as artes cénicas no seu sentido mais estrito, a música tem espaço para respirar e a presença de Rita Red Shoes constitui nesse domínio a cereja (cor dos sapatos da cantora) no topo do bolo, além dos Allma Acústico, bem como o cinema de animação, através do multipremiado Abi Feijó. E até a magia e o ilusionismo subirão ao palco, com o Mágico Sopas (Lousada). As danças de salão serão protagonizadas pela Escola Merenguita, de Penafiel. E ainda uma exposição a preceito com a iniciativa, denominada “Sítio das Marionetas”.

Em destaque estará de igual modo a Jangada Teatro, a companhia de Lousada que promove o ‘Folia’ e cuja 43ª produção, “American Way”, estará em estreia. O encenador Fernando Moreira descreve desta forma a peça: “A AMERICAN WAY constrói-se numa espécie de paisagem cénica despojada, onde o elemento primordial é a mala de viagem. É um espetáculo multidisciplinar, assente numa narrativa cuja tema central é a emigração.” E acrescenta ainda “A projeção videográfica lembra a tradição migrante do português, a música original convoca a atualidade do tema. Os personagens da peça escalpelizam virtudes e defeitos do ser português. O espetáculo lança perguntas, aos espetadores caberá encontrar as respostas.”

Teatro Art'Imagem
Teatro Art’Imagem

American Way”/Ficha Técnica – Encenação e dramaturgia: Fernando Moreira; Interpretação: Marcela da Costa, Rita Calatré, Susana Morais, Vítor Fernandes e Xico Alves. Música Original e pianista: Ricardo Fráguas. Espaço Cénico: Xico Alves. Figurinos: Susana Morais. Confeção de figurinos: Rita Bragança. Desenho de Luz: Fred Meireles e Fernando Oliveira. Design gráfico: Nuno Tomás. Fotografia e vídeo: Eduardo Ribeiro.

15 é o número mágico desta edição e a cifra exacta do tempo de existência da Jangada Teatro, que curiosamente também se celebra em 2015. Uma comemoração que releva a estatística impressionante de 220.000 espetadores e périplos de Portugal aos palcos de Espanha, França, Lituânia, Brasil, EUA, México e China.

Até porque os laços de afinidade criativa são imensos, a seguir ao ‘Folia’ existe um ‘Foliazinho’, que já vai para a 8ª edição, destinado aos mais pequenos, que decorrerá entre 5 e 9 de Maio.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments