15 Anos de existência embarcam até à China numa Jangada Teatro

jangada_teatro

A Jangada Teatro integra o naipe (em Macau faz todo o sentido o uso da palavra) das companhias de teatro convidadas para integrarem o 2º Encontro de Marionetistas, que se realiza entre os dias 18 e 24 de março, e onde a companhia vai apresentar o espetáculo Patinho Feio.

Este Festival internacional reúne artistas da arte da marioneta oriundos dos quatro cantos do mundo, cabendo à Jangada teatro representar Portugal. Os espetáculos serão apresentados na Casa de Portugal em Macau. Da programação do festival faz, ainda, parte a parceria com a Rota das Letras, um evento internacional que recebe anualmente escritores de todo o mundo. Este ano, a parceria entre os dois certames abre um novo painel dedicado ao teatro de marionetas, com a rubrica “As marionetas desde a sua origem até à contemporaneidade”. Sobre as marionetas em Portugal, a Jangada teatro abordará o estado desta arte de palco no atual panorama teatral português.

A distância entre Lousada e Macau é de 10.758,61 km, nada que intimide uma trupe teatral, com uma bagagem de 15 anos a fazer História (com estórias), de percorrer este extenso intervalo territorial. O mesmo é dizer que a Jangada Teatro está prestes a embarcar nesta longa jornada para mostrar o seu trabalho em território chinês.

Em abono da verdade, deve dizer-se que a estrutura teatral sedeada em Lousada dispensa inibições no que toca à perspetiva de internacionalização. A aposta em mostrar além-fronteiras aquilo que de melhor tem vindo a fazer desde 1999, o ano da génese da Jangada Teatro, já os levou a múltiplos palcos na Lituânia, França, Espanha, Estados Unidos, México e Brasil. As próximas coordenadas a serem reconhecidas serão as de Macau.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments